terça-feira, 11 de junho de 2013

"LIÇÕES DO VALE DE REFAIM",10/06/2013, Ministração: Irmão IVAN


"LIÇÕES DO VALE DE REFAIM"
Ministração: Irmão IVAN
10/06/2013

I – CONTEXTO BÍBLICO

Nm 13:1-3:

E falou o Senhor a Moisés, dizendo:  Envia homens que espiem a terra de Canaã, que Eu hei de dar aos filhos de Israel, de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um, príncipe entre eles.
E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor, todos aqueles eram CABEÇAS dos filhos de Israel.


Nomes:

As ordens de Moisés nesse trabalho de espionagem:
  1.  Vede que terra é,
  2. O povo que nela habita,
  3. Se é FRACO ou forte;
  4. Se é pouco ou muito,
  5. Como é a terra, se boa ou má;
  6. Quais são as cidades que eles habitam, se em arraial ou em fortalezas;
  7. Se a terra é FÉRTIL ou ESTÉRIL,
  8. Se  nela há árvores ou Não,
  9. E para tomar dos frutos da terra (eram dias das primícias da UVA)


II – RESULTADO DA “ESPIONAGEM”

Relatório:

A promessa de Deus de que a terra era boa, se comprovou:
Os espias troxeram grandes cachos de uva:

  
Mas o pessimismo prevalesceu entre 10, dos 12 espias enviados:

Nm: 13:30-33: “Porém, os homens que com que ele (Calebe) subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E difamaram a terra (em vez de frisar que manava LEITE E MEL) que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel. A Terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali, gigantes, filhos de ENAQUE, descendentes dos gigantes, e éramos aos nossos olhos com gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos.”




Obs.: A FAMA DOS GIGANTES DESDE ANTES DA ÉPOCA DO DILÚVIO CHEGAVA AOS TEMPOS DE MOISÉS, DE QUE ESSES ERAM SERES SUPER INTELIGENTES, VIOLENTOS E AMANTES DOS PRAZEIRES DESSA TERRA, QUE SUBJUGAVAM OS DEMAIS POVOS –

NM 14:1: "Então toda a congregação levantou a sua voz, e o povo chorou naquela noite."

Gigantes se apresentam aos crentes de várias formas: MURMURAÇÃO, SAUDADE DO PASSADO “EGITO-CARNALIDADES”, MEDO DE MORRER POR ESPADA, MEDO DE PERDER A ESPOSA E FILHOS.

III – A VISÃO DE FÉ DE JOSUÉ E CALEBI

O tamanho do Gigante irá depender do alcance e exercício de nossa fé.


Josué e Caleb rebatem com confiança o temor dos demais príncipes espias alicerçados na Palavra do Senhor: “Se Deus nos prometeu a terra que mana leite e mel...”

Esses homens tiraram lições preciosas da passagem pelo Vale. Hoje o povo gosta de ir aos montes, mas não gosta de experimentar os vales.
Se tu estás deprimido ou ansioso lembres de Jesus em Mateus 5:24  “Não fiqueis ansiosos por coisas alguma...


Outros tipos de Gigantes na nossa vida: falsa doutrina, língua inflamada, a não submissão à Palavra de Deus, idolatria...

O Livro de Apocalipse ao tempo que exorta as igrejas lembra com alegria a experiência da Igreja de Esmirna, cujo nome significa “Mirra” – componente de perfume do óleo da unção. Pra tanto, as folhas precisam ser esmagadas.


IV – RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PASTOR LUIS ANTONIO NO VALE DO REFAIM.       

Este pastor teve uma visão de sua própria morte!

Ele morreu alguns meses depois naquele acidente da TAM em 2007! Veja:
 
Colhendo os Rabiscos da Terra 

O fato foi narrado pelo próprio Luiz Antônio em um congresso dos "gideões missionários" na cidade de Camboriú (SC). 
O relato, que foi gravado em DVD e se encontra à venda nas livrarias evangélicas de todo o país, dá conta que em um momento de oração, ele esteve com Deus, tendo visto de longe a Terra e identificado a sua igreja no município de Ivoti (RS). Em seguida o pastor contou ter visto um campo que parecia de batalha com corpos mutilados envolvidos por lonas pretas.
Veja o trecho de 9 minutos e 23 MB no endereço:

No Youtube, procure pelas palavras: pastor luiz antônio tam
 Ou no endereço:CLIQUEhttp://www.youtube.com/watch?v=ILVz3EWXsJQ


O conteúdo narrado é:

"Eu cheguei do Japão no início do ano, o Espírito de Deus me disse enquanto voava de retorno ao Brasil: “Chega, e ora um pouco mais... consagra um pouco mais...” quando estava adentrando ao Brasil orando, preocupado, o Espírito de Deus me mostrou que paira sobre as igrejas da nação brasileira, paira sobre os pastores, sobre os líderes, um cansaço... Um desânimo... Homens de Deus desanimados... Cansados, quebrados. Chegamos nas igrejas para pregar olho o rosto dos irmãos que estão no púlpito: são homens de Deus, não deixaram de ser, mas mostram o cansaço da fadiga espiritual... é o Vale de Refaim! Um pouco mais de esforço, uma pouco mais de determinação, porque daqui um pouquinho mais o que há de vir virá e não tardará! Nós estaremos para sempre com o Senhor! (Línguas Estranhas). O Espírito de Deus está dizendo ao meu coração que o Vale de Refaim onde tu estás é cercado por gigantes... porque isso eram os refains: gigantes! Monstros, antinaturais, é o Vale de Refaim. Você está guerreando contra gigantes, tua batalha não é uma batalha contra alguém comum, você enfrenta uma força antinatural, anormal... não é hora de brincar! Não é hora de baixar a guarda! Não é hora de retroceder! O Espírito de Deus me dizia: “jejua um pouco mais... ora um pouco mais... consagra um pouco mais... chora um pouco mais... quebranta um pouco mais!” porque estamos no Vale de Refaim! Mas a razão é porque ainda há alguma coisa para ser feita! Ainda tem rabiscos no alto da árvore que valem tanto quanto os outros que já ganhamos para o Senhor! São almas... alguém precisa se dispor para enfrentar o Vale de Refaim com toda sua crueldade, com toda sua miséria, com toda sua ilusão, com todo seu orgulho. Escute: consagre-se, jejue, ore um pouco mais, porque a Bíblia diz que onde abundou o pecado superabundou a graça! Foi nestes dias Pastor Reuel, estou dizendo isto pela primeira vez, somente minha esposa acompanhou esta experiência, foi nestes dias que tive um arrebatamento de espírito... era uma madrugada, eu estava em casa, após orar por alguns momentos, fui deitar-me não dormi, o Senhor me arrebatou em espírito... eu já repeti e vou dizer de novo: vi coisas que julguei que nunca teria visto... tive uma visão tão linda das coisas celestiais... acordei-me pela madrugada em prantos... não pela tristeza da experiência, mas Pastor Reuel porque o lugar onde estive estava tão bom! Me deu um desespero quando voltei! Chorei a madrugada toda e disse pra minha esposa: “não queria voltar de lá”, mas nesta visão de arrebatamento que tive o Senhor me levou e me mostrou duas situações distintas: vi centenas e dezenas de pessoas mortas enroladas em alguma coisa que não consegui discernir e que eram levadas para um lugar estranho e escuro... enquanto caminhava lá, me sentia tão bem... mas chegou um momento em que cheguei a um lugar alto e quem estava comigo disse:
- Volta!
- Porque eu tenho que voltar?
- Por que ainda tem muita coisa pra fazer lá embaixo.
Estou concluindo a mensagem. E o Espírito de Deus me ordena te dizer: ainda tem muita coisa pra ser feito! Não é hora de desânimo não meu companheiro, amigo e colega! Ainda tem muita coisa pra você (olhando para o Pastor Cisino) fazer!
Quando retornei, me acordei, chorei por toda madrugada, e disse “Senhor, já me sinto cansado, quebrado...”. Fui para a oração da manhã e o Espírito de Deus disse: “Jejua um pouco mais! Ora um pouco mais! Chora um pouco mais! Prega um pouco mais! Clama um pouco mais! Consagra um pouco mais!” por que nós estamos no Vale de Refaim! Gostaria de saber, na conclusão desta mensagem: quantos querem renovar seu desafio no compromisso com Deus nesta manhã para permanecer guerreando no Vale de Refaim retirando os rabiscos da terra? Esteja em pé porque quero concluir a mensagem. Estas doze nações simbolizam o Vale de Refaim com toda sua miséria. Mas fiz uma análise bíblica mais avançada e descobri que somente dois homens da Bíblia se dispuseram a entrar no Vale de Refaim e retirar de lá o que Deus lhe havia prometido por direito, Calebe e Daví, somente estes dois...
Calebe com 85 anos chegou para Josué e disse: “Há uma promessa sobre minha vida, há uma herança de Deus para mim, ainda não cansei, minha força não diminuiu e a minha espada permanece desembainhada. Dá-me por direito a herança que me pertence!”. E a Bíblia diz que Josué o abençoou. Quantos querem entrar no Vale de Refaim esta manhã? Retirar os rabiscos da terra? Levante suas duas mãos aos céus.
A Bíblia diz que Josué o abençoou e ele entrou no Vale de Refaim e destruiu os gigantes e conquistou a terra! Mas ele disse: “Dá-me por direito a herança que me pertence!”. Você é o Calebe de Deus nesta manhã! Que passaram os anos mas a sua força não diminuiu... a promessa de Deus não arrefeceu na sua vida... permanece a mesma! Quantos calebes de Deus querem clamar comigo aqui agora? Diga comigo: Senhor, dá-me por direito o que me pertence... Senhor, dá-me por direito a promessa... Senhor, dá-me por direito a herança que me pertence! Minha força não diminuiu! Meus olhos não escureceram! Minha visão permanece a mesma! Dá-me por direito o que me pertence! Dá-me por direito a promessa que me pertence!
Clame! Clame! Clame! Quero ouvir você clamar! Clame! Clame! Clame! Diga: dá-me por direito! Não ouvi você clamar o suficiente, quero ouvir!"


 ____________________________________________________
Anexo: Origem dos gigantes
“Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade”. (Gênesis 6:4 RA).

Gigantes (hebraico nefilim) – Estes gigantes não foram o produto de uniões matrimoniais mistas, como é sugerido por alguns. Pode-se traduzir z nefilim por “gigantes”, palavra cuja grafia é exatamente igual em Português.


Em números 13:33 os israelitas informaram que se sentiam como meros gafanhotos em comparação com os “nefilim” que a Versão Revista e Atualizada (RA) traduz por “gigantes”. Há razões para crer que esta palavra hebraica pode provir da raiz “nafal”, e que os “nefilim” (gigantes) eram “violentos” e terroristas, mas gigantes devido ao seu físico.

Naqueles dias os seres humanos eram de grande estatura. Por regra geral, os antediluvianos estavam dotados de grande vigor físico e mental. Esses indivíduos, renomados por sua sabedoria e habilidade, persistentemente consagravam suas faculdades intelectuais e físicas para complacência de seu próprio orgulho e prazeres e na opressão de seus próximos (Patriarcas e Profetas, págs. 67, 70,78).[1][1]

Os escritores bíblicos falam de pessoas gigantes, com quase três metros de altura.

Assim afirmam alguns textos bíblicos sobre gente gigante:

Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na Antigüidade”. (Gênesis, 6: 4).

Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos” (Números, 13: 33).

Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo." (I Samuel, 17: 4).

O termo hebraico para gigantes é nephlins, e é um termo um pouco obscurecido, sendo que, a luz de Nm 13.33, seriam realmente pessoas de alta estatura (Golias possuía quase 3 metros de altura, 1 Sm 17.4). Porém, nada impede que, analisando o término do versículo, tais gigantes fossem pessoas de renome e valentes.

Gigantes (Nephilim) pode ser referência a pessoas de estatura gigantesca (Nm. 13.32-33). Mas aqui talvez diga respeito a príncipes ou aristocratas - homens de estatura política. A palavra “gigantes” está ligada a outro termo que denota um valente, dotado de poder e influência.

O fato é que o tema está em aberto e de maneira nenhuma é uma contradição Bíblica. Podemos dizer que é um assunto problemático e que ainda precisa de mais e maior investigação, tanto no campo arqueológico quanto no campo teológico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO