Atas Principais do GECOR


1 - Constituição do GECOR:

Ata da Reunião Administrativa do GECOR:

Em 21 de junho de 2011, às 13h40min, no Salão Nobre do Edifício Sede dos Correios, pela graça de Deus, realizamos a Reunião Administrativa do Grupo dos Evangélicos dos Correios, GECOR, com as seguintes pessoas presentes:

  • Charles Anderson Vilaverde Silva
  • Hertha Santos de Oliveira
  • Rosilene Timóteo dos Reis
  • Leila Zara Lima Coelho
  • Adauto da Costa Santos
  • Paulo Ernandes Pereira da Silva
  • Jose Astério de Sousa
  • José Roberto Salomão (líder do Grupo)

Abrimos a nossa reunião administrativa com a oração do irmão Charles.

I - Pontos tratados, comentários e decisões:

1 - Material de divulgação:

O irmão Salomão iniciou a reunião mostrando o material de divulgação do GECOR e pedindo sugestões.
O irmão Adauto perguntou qual seria o nosso público alvo para a atuação do Grupo.
Irmão Salomão respondeu que são os crentes e os não crentes, dando ênfase, neste momento aos crentes.
O objetivo é a formação de uma "massa crítica", isto é, uma quantidade de pessoas crentes que dê segurança de um bom funcionamento ao Grupo. Adauto perguntou: qual seria esta quantidade: Salomão disse: aproximadamente 10 ou 12 pessoas constantes.
A irmã Rosilene (Rose) se dispôs a apresentar um estudo de um novo logotipo para o GECOR.
O irmão Adauto sugeriu que o novo logotipo deveria partir de um versículo bíblico. Ele sugeriu um versículo em que o apóstolo Paulo descreve os crentes como cartas vivas: 2 Coríntios 3, 3: "estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações." Faço aqui um registro de que este versículo foi utilizado durante a liderança do irmão Charles.
O irmão Salomão solicitou a todos os presentes que enviem sugestões! Consideraremos como oficiais o logotipo e os modelos de convites apresentados na pauta e os utilizaremos até nova decisão em reunião posterior. Todos concordaram.

Decisões:

Todos: Poderão apresentar propostas de logotipo, convites e formulários para serem analisados na próxima reunião administrativa.
Rose: Apresentará um estudo sobre o logotipo.
Todo o Grupo: Os modelos de logotipo, convites e formulários atuais foram aprovados.
Observação: O desenho do coração, no logotipo, poderá ser trocado pelo nome "Jesus".


2 - Estratégia e ação iniciais de divulgação e convites.

O irmão Salomão explicou que deseja conversar com o máximo possível de pessoas evangélicas do Ed. Sede, falando sobre o GECOR, seus propósitos, pedindo-lhes que preencham um formulário (como o modelo anexo da Pauta) e convidando-as a assistirem ou participarem ativamente dos trabalhos do GECOR. E, que, depois disso, realizar-se-á uma reunião administrativa convidando a todos!
A irmã Leila sugeriu que seria melhor convidá-los, antes, para um culto especial. Todos concordaram. E, assim, faremos.
O irmão Salomão ressaltou que a população de evangélicos no Brasil e no DF está em cerca de 20% da população. Sendo assim, considerando que no Ed. Sede dos Correios há mais de 2.000 pessoas, teríamos um número em torno de 400 evangélicos no Ed. Sede. Então, não podemos deixar de tentar buscá-los.
Sendo assim, o irmão Salomão solicitou que alguém se prontificasse a ir, juntamente com ele, conversar com os evangélicos do Ed. Sede.
As irmãs Leila e Rose se dispuseram a realizar esta atividade em seus departamentos.
O irmão Charles colocou-se à disposição para fazer este trabalho com o irmão Salomão, mas não poderia garantir disponibilidade em todo o tempo, pois no local em que trabalha há uma demanda excessiva e intermitente de trabalho. O irmão Salomão ponderou que poderá haver mais credibilidade com duas ou mais pessoas juntas, mas disse  que quando for visitar as pessoas, perguntará quem poderá ir com ele. Se ninguém puder, ele irá sozinho.

Decisões:

Irmão Salomão: irá conversar com o maior número possível de evangélicos dos Correios (Ed. Sede), explicar-lhes, de forma simplificada, as propostas do GECOR, pedir-lhes que preencham formulário modelo e convidá-los para assistir e participar ativamente dos trabalhos do GECOR.
Irmão Charles: poderá acompanhar o irmão Salomão, desde que esteja com tempo disponível para tal.
Todos: A  mesma posição do irmão Charles, especialmente em seus departamentos.

3 - Sobre a estrutura do GECOR:

O irmão Adauto perguntou se era necessário este nível de formalização do trabalho, ou se poderíamos trabalhar informalmente. O irmão Charles explicou que, baseado em sua experiência como líder do GECOR, a estruturação do GECOR é útil e necessária para garantir a eficiência na realização das atividades e projetos, pois cada pessoa, que recebe a incumbência de ser líder ou de fazer parte de uma liderança, esmera-se para fazer o melhor naquela área em que se responsabilizou.
O irmão Salomão concordou e complementou que, além disso, a pessoa terá a oportunidade de ser treinada e de desenvolver sua liderança no Grupo e na vida cristã.
O irmão Adauto perguntou se era oportuno o GECOR treinar pessoas, se isto não deveria ser feito pela igreja. O irmão Charles respondeu que em nossas igrejas muitas vezes não temos oportunidade de participar dos trabalhos, nem desenvolver os nossos talentos.
O irmão Salomão concordou, já que desenvolver os talentos para o Reino de Deus é algo positivo e não deve ser desprezado. E, se no ambiente do GECOR isto é possível ser feito, por que não fazê-lo.
O irmão Adauto perguntou qual era o foco de nosso trabalho. O irmão Salomão explicou que os sete objetivos do GECOR estão descritos no documento "Metas, Regras de Funcionamento, Constituição e Princípios". O irmão Adauto argumentou em favor de um único foco. O irmão Salomão disse que não é possível com que o GECOR siga apenas um dos objetivos, pois todos estão interligados, factíveis e úteis. O irmão Adauto insistiu que, pelo pouco tempo que temos e pelas características do ambiente em que nos reunimos, seria inviável realizar bem os sete objetivos.
O irmão Salomão leu os sete objetivos, provando que é, sim, possível realizá-los e, afirmou que já estamos fazendo isto, pois eles são executados de forma simultânea e concomitante.

Ele explicou que, em apenas um culto, por exemplo, podemos cumprir todos os objetivos. Vejamos: 1 - Comunhão entre irmãos de denominações diferentes: os que assistem ou participam do culto são, na sua grande maioria, evangélicos de denominações diferentes; 2 – Evangelismo: quando convidamos um não-crente para assistir conosco, estamos evangelizando; 3 - Desenvolvimento de talentos: quando, neste culto, alguém tem a oportunidade de pregar, tocar algum instrumento ou participar ativamente, de outra forma, do culto; 4 – Intercessão: quando, no culto, intercedemos uns pelos outros e pela empresa, bem como por outros motivos; 5 - Ministração da Palavra de Deus e pastoreio: é o que mais fazemos em um culto. Quem está pregando, está pastoreando, em sentido amplo; 6 - Louvor e adoração a Deus: também fazem parte do culto: as músicas cantadas e, sem dúvida, todo o culto é um ato de louvor e adoração a Deus; 7 - Amor ao próximo: visando a atender as necessidades uns dos outros. Isto é uma questão de iniciativa dos membros do Grupo ou do Grupo como um todo. Assim, o irmão Salomão espera que tenha ficado claro para todos e, em especial, para o irmão Adauto que: a) estes objetivos são intrínsecos a este tipo de trabalho, são factíveis e já foram implementados no GECOR atualmente e em outras gestões (por exemplo: gestão da irmã Ana Cláudia e do irmão Charles); b) eles são cooperativos, pois podem ser realizados simultaneamente; c) são objetivos bíblicos e devem ser seguidos em tudo que fazemos na vida. Por que não no GECOR? d) temos o dever cristão de mantê-los e de zelar por eles, pois visam ao nosso aprimoramento como filhos de Deus, como luzeiros de Deus no ambiente em que nos encontrarmos. No GECOR, podemos fornecer instrumentos para facilitar ações que traduzam o amor ao próximo;
O irmão Adauto, o irmão Paulo e outros irmãos questionaram a capacidade do GECOR de realizarem aquilo a que se propõe e sugeriram que, inicialmente, tivéssemos apenas o culto regular, até que o Grupo se fortaleça em unidade. O irmão Charles considerou que é função do líder (irmão Salomão) ter sonhos, pois é o líder quem deve indicar caminhos. Irmão Charles disse que todos os projetos só se realizam a partir de sonhos. Sem sonhos, ninguém chega a lugar algum. É bom que seja assim. O irmão Salomão afirmou que sonha, mas, ao mesmo tempo tem os pés no chão e não dará um passo sem ter certeza da firmeza do terreno em que se encontra. O irmão Salomão ainda disse que se nós, que estamos no GECOR, não quisermos; nada acontecerá, mas quisermos e nos empenharmos com fé, com certeza conseguiremos. E estimulou o Grupo, dizendo que se uma pessoa quiser, com ele, montar um grupo de teatro evangelístico, montaremos.
O irmão Paulo ponderou que devemos, antes, buscar ao Senhor, que é quem pode nos trazer a vitória em qualquer área.
A irmã Rose propôs, então, que, antes de iniciarmos o contato com os outros evangélicos dos Correios, fizéssemos uma campanha de oração por 7 dias, a começar do dia 22/06 até o dia 28/06 inclusive, com dois propósitos: 1 - Pedir a Deus que abençoe e fortaleça o Grupo, dando crescimento, empenho e direção; 2 - Pedir a Deus que prepare as pessoas que irão receber os nossos convites, para que mais pessoas venham assistir e participar ativamente dos cultos e de outras atividades do Grupo.
O Grupo entrou em consenso em primeiro orar, durante estes sete dias. Depois, iniciaremos o contato com os outros evangélicos do Ed. Sede. Depois disso, realizaremos um culto de boas-vindas e, em seguida, uma reunião administrativa, para verificar a disposição de cada um no trabalho geral do Grupo.
O irmão Salomão voltou a defender a estrutura formal do GECOR, argumentando que, além das razões já apontadas por todos, a descrição por escrito da estrutura, dos valores e de regras do Grupo dará segurança e paz, pois, em casos de conflitos e de divergências entre os membros, as regras, estando escritas, podem ser consultadas e, assim, chega-se à pacificação e evita-se a arbitrariedade, o partidarismo, a manipulação, o pessoalismo ou qualquer mal entendido.
Além disso, a descrição dos valores, objetivos e princípios possuem a função de não deixar o Grupo tomar direções contrárias às estabelecidas em consenso. Assim, o irmão Salomão colocou em votação para a aprovação do documento: "Metas, Regras de Funcionamento, Constituição e Princípios", o que foi aprovado.
Ressalva: o irmão Adauto não concorda com a vinculação deste item neste momento, pois ainda está analisando o documento conjuntamente com o seu Pastor, especialmente quanto a não vinculação da estrutura explicitada no documento em questão a uma entidade de supervisão superior, tendo em vista os riscos intrínsecos a serem assumidos com o nível de formalização ora proposto.
O irmão Paulo asseverou que devemos colocar em prática todas as intenções declaradas na reunião.

Decisões:

Todo o Grupo: Realizar uma campanha de oração por 7 dias, a começar do dia 22/06 até o dia 28/06 inclusive, com dois propósitos: a) Pedir a Deus que abençoe e fortaleça o Grupo, dando crescimento, entusiasmo e direção; b) Pedir a Deus que prepare as pessoas que irão receber os nossos convites, para que mais pessoas venham assistir e participar ativamente dos cultos e de outras atividades do Grupo. Cada pessoa deverá orar, pelo menos uma vez por dia, por estes propósitos.
Irmão Salomão, irmão Charles, irmã Rose, irmã Hertha e todos os irmãos presentes: Logo depois da campanha de oração de sete dias, como descrita anteriormente, iniciar-se-á a campanha de divulgação do GECOR entre os evangélicos dos Correios, entregando a eles o formulário, explicando o funcionamento e propósitos do Grupo e convidando-os para assistir e participar ativamente dos cultos e atividades do GECOR.
Todo o Grupo: Logo depois da campanha de divulgação, citada anteriormente, convidaremos todos os evangélicos com quem conversamos durante a divulgação e realizaremos um culto especial de boas-vindas a estes evangélicos visitantes!
Todo o Grupo: Logo depois do culto de boas-vindas, citado anteriormente, realizaremos uma reunião administrativa, convidando especialmente as pessoas evangélicas do Ed. Sede, com quem conversamos durante a campanha de divulgação, com o objetivo de aproveitar-lhes os talentos, dar-lhes oportunidade de participação ativa no GECOR, possibilitando a formação de equipes e a realização de atividades e projetos.
Todo o Grupo: O documento "Metas, Regras de Funcionamento, Constituição e Princípios" foi aprovado na íntegra.
Irmã Rose e Irmã Hertha: ficaram temporariamente responsáveis pela ministração do louvor nos cultos e atividades do GECOR. E, ficaram de convidar o irmão Jonathas para se integrar à equipe de louvor. Elas têm liberdade para convidar outras pessoas para se integrarem à sua equipe.
A irmã Rose ficou temporariamente responsável pela liderança de intercessão e tem liberdade para convidar pessoas a integrarem a sua equipe.
O irmão Astério ficou de entrar em contato com as pessoas do grupo de evangélicos que se reúne na quinta feira, para convidá-los para o nosso culto do GECOR (atualmente nas segundas-feiras), para promover melhor união e comunhão entre os dois grupos.

II - Orações finais:

E, assim, de mãos dadas, agradecemos a Deus. O irmão Astério orou pelo GECOR, pelo nosso trabalho no Grupo e por todas as pessoas que fazem parte, bem como por seus familiares.
O irmão Salomão invocou a bênção de Deus sobre todos e encerrou a reunião.

Brasília, 22 de Julho de 2011:

____________________________           ___________________________
Charles Anderson Vilaverde Silva             Leila Zara Lima Coelho

___________________________             ___________________________
Hertha Santos de Oliveira                        Adauto da Costa Santos

___________________________             ___________________________
Rosilene Timóteo dos Reis                       Paulo Ernandes Pereira da Silva

___________________________             ___________________________
Jose Astério de Sousa                             José Roberto Salomão (líder do Grupo)

---------------------------------------------------------------------------------

Observações:
1 - Esta Ata foi assinada por todos os participantes.
2 - O objetivo é formar as margens por onde o rio de Deus possa fluir em nossa empresa, na comunidade e em nós próprios, ganhando pessoas para Cristo!
3 - Orem pelo nosso Grupo!

Diagrama:


ANEXO:

Metas, Regras de Funcionamento, Constituição e Princípios:
Documento aprovado na CONSTITUIÇÃO do GECOR em 21 de Junho de 2011:

1         Metas:
1.1             Em relação às Atividades Gerais do GECOR:
Estabelecer, melhorar e incentivar:
1.1.1   A integração, cooperação e comunhão com Grupos evangélicos dos Correios no DF e em outros Estados, Grupos evangélicos de empresas próximas à AC, no DF e em outros Estados, para traçarmos estratégias e atividades em conjunto.
1.1.2   A realização de palestras, apresentações e treinamentos de interesse do grupo, dos empregados da ECT e da comunidade.
1.1.3   A realização de ações sociais e evangelismo na ECT e na comunidade;
1.1.4   A Integração entre os membros, pela realização de cultos especiais ou eventos de confraternização buscando a participação de todos;
1.1.5   A divulgação interna e externa do Grupo e atividades desenvolvidas.
1.1.6   A comunicação interna e externa.
1.1.7   Estabelecer, Visão, missão e valores e regras gerais de funcionamento.
1.1.8   A participação de todos os membros do corpo da liderança do GECOR nas decisões e atividades.
1.2             Em relação aos cultos e outras atividades do GECOR:
Estabelecer, melhorar e incentivar:
1.2.1   A participação ativa nos cultos de todos os evangélicos da ECT, mesmo aos não membros do GECOR, dando, assim, mais oportunidade a todos.
1.2.2   O clima dos cultos, tornando-os mais aconchegantes e mais amigos, evitando o formalismo e eventuais distâncias entre a liderança e os outros participantes.
1.3             Em relação ao evangelismo:
Estabelecer, melhorar e incentivar:
1.3.1   A realização de cultos especiais evangelísticos, com o intuito de atrair não-crentes;
1.3.2   A realização de palestras (com temas que atraiam os não crentes);
1.3.3   A realização de eventos, convidando músicos e outros artistas;
1.3.4   A exibição de filmes com mensagem bíblica;
1.3.5   O compromisso de cada membro do GECOR, de chamar pessoas não crentes para assistir aos cultos comuns, eventos e outras atividades.
1.3.6   Grupo de teatro (criar);
1.3.7   Grupo de evangelismo externo.
1.3.8   A realização de outras estratégias.
1.3.9   O planejamento, organização e ampla divulgação de cultos especiais e eventos.

2         Constituição e Regras de Funcionamento do Grupo:
2.1             Em relação ao Grupo:
2.1.1   O Grupo dos Evangélicos dos Correios, GECOR, é um Grupo de capelania evangélica empresarial, de duração indeterminada, com sede em Brasília, DF, sem fins lucrativos, constituído por voluntários evangélicos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ECT, ou de empresas contratadas pela ECT que prestam serviços pastorais e sociais para os empregados dos Correios e comunidade, podendo manter missões ou pontos de pregação em qualquer parte do território nacional ou internacional.
2.1.2   Qualquer evangélico batizado empregado da ECT terá o direito, a qualquer momento, de solicitar e ser admitido como membro do Grupo.
2.1.3   Conceituamos “Empregados da ECT”, neste documento, como contratados da ECT ou de empresas prestadoras de serviços para a ECT.
2.1.4   O solicitante não deverá ser recusado a não ser por pedido justificado de apreciação da liderança, por parte de membro do GECOR. Neste caso, a maioria da liderança decide. O candidato poderá recorrer à assembléia geral de todos os membros do GECOR. Neste caso, a liderança deverá, imediatamente, convocar assembléia geral, em reunião plenamente divulgada, com, no mínimo, uma semana de antecedência. Após ampla defesa, a decisão será da maioria dos presentes.
2.1.5   Os equipamentos e bens do GECOR serão usados exclusivamente, na consecução dos objetivos do Grupo.
2.1.6   Os equipamentos e bens do GECOR poderão ser liberados para uso do Grupo somente pelo Líder do Grupo, pelo Corpo de Liderança ou pela pessoa designada responsável pela condução do culto ou atividade do GECOR.
2.1.7   Os equipamentos e bens do GECOR poderão ser liberados para pessoas não pertencentes ao GECOR, como também outras instituições e grupos, somente pelo Corpo de Liderança.
2.1.8   O líder do Grupo ou qualquer outro membro não serão responsabilizados pela perda ou dano de equipamentos e bens do GECOR, a não ser se provado o dolo.
2.1.9   O Grupo não se subordinará, nem se inclinará a empresas, partidos políticos, instituições políticas, igrejas, grupos, países ou instituições religiosas. No entanto, por decisão do Corpo de Liderança, o Grupo poderá estabelecer parcerias com entidades afins, empresas e instituições, desde que não de forma exclusivistas e unicamente para realizar objetivos específicos aderentes aos propósitos e finalidades do Grupo.
2.1.10 O Grupo pode receber, por decisão do Corpo de Liderança, doações e legados, de procedência compatível com os seus princípios e devem ser aplicados, exclusivamente, na consecução de seus objetivos.
2.1.11 Este documento não poderá ser alterado, a não ser por maioria dos presentes em assembléia geral a ser convocada por solicitação do Corpo de Liderança com, no mínimo, duas semanas de antecedência.
2.2             Em relação à ordem dos cultos e outras atividades do GECOR:
2.2.1   Todos os evangélicos empregados da ECT e convidados de fora deverão ter oportunidade de ministrar a Palavra de Deus ou participar ativamente nos cultos e em outras atividades do GECOR, independente de suas denominações, desde que compartilhem da mesma fé nas doutrinas básicas do GECOR e respeitem as regras e os princípios do Grupo.
2.2.2   Haverá liberdade de pregação da Palavra ou de outra participação ativa, desde que não haja excessos, como, por exemplo, ênfase em doutrinas específicas denominacionais, pregação de heresias, comportamento inadequado, falta de aderência às regras e aos princípios do Grupo e falta de respeito com a liderança ou com quem assiste o culto.
2.2.3   A afirmação de que ouve excessos somente partirá do líder do Grupo ou da maioria do Corpo de Liderança, de forma independente, positiva e sobrepondo a opiniões divergentes.

2.2.4   Caso quem prega ou participa cometa algum excesso; o líder do Grupo deverá conversar com esta pessoa, depois do culto, em particular, ou, a critério do líder, acompanhado por membro(s) da liderança, para pedir-lhe que, na próxima vez que for pregar ou participar, não cometa aquele excesso novamente.
2.2.5   Caso ele cometa excessos em mais duas pregações, depois de avisado, será impedido de pregar ou participar até que haja fato novo que justifique a reconsideração.
2.2.6   O líder não será responsável pela pregação de heresias ou por qualquer ato do pregador ou de quem participa ativa ou passivamente dos cultos e outras atividades do GECOR.
2.2.7   Na escalação da ordem da pregação, evitar que a mesma pessoa pregue sempre ou por mais de duas vezes seguidas.
2.2.8   Os empregados da ECT terão preferência na escala de pregação.
2.2.9   Em todos os cultos ou atividades do GECOR, o Líder do Grupo ou quem o Líder delegar ou designar será o responsável pela condução dos trabalhos.
2.2.10 Todos devem ser tratados com consideração e respeito, como iguais, não importando o cargo ou função que exerçam na empresa, em outra instituição ou igreja;
2.2.11 Os ocupantes de cargos do GECOR e os que estiverem ministrando em culto ou em evento devem ser respeitados em suas funções.
2.2.12 A liderança de louvor terá autonomia na escolha do repertório musical, desde que as músicas escolhidas não estejam em desacordo com o líder do grupo ou com o Corpo de Liderança.
2.2.13 A participação ativa de não evangélicos nos cultos e atividades do GECOR ficará a critério do Corpo de Liderança, mas deverá ser evitada.
2.2.14 Todos os empregados da ECT e convidados, mesmo que não sejam evangélicos, poderão assistir aos cultos e atividades do GECOR, exceto as administrativas. No caso das administrativas, só poderão participar se receberem permissão do Corpo de Liderança.
2.3             Em relação ao Corpo de Liderança e ocupantes de cargos no GECOR:
2.3.1   Qualquer evangélico batizado empregado da ECT terá o direito, a qualquer momento, de solicitar e ser admitido no Corpo de Liderança.
2.3.2   O solicitante não deverá ser recusado a não ser por pedido justificado de apreciação da liderança, por parte de membro do GECOR. Neste caso, a maioria da liderança decide. O candidato poderá recorrer à assembléia geral de todos os membros do GECOR. Neste caso, a liderança deverá, imediatamente, convocar assembléia geral, em reunião plenamente divulgada, com, no mínimo, uma semana de antecedência. A decisão será, após ampla defesa, da maioria dos presentes.
2.3.3   O Corpo de Liderança poderá criar cargos de lideranças, e vice-lideranças em cada área de atuação, exceto o de vice-líder do grupo, e nomear pessoas para os mesmos, pela votação de maioria entre os membros do Corpo de Liderança.
2.3.4   Cada ocupante de cargo poderá chamar membros do GECOR para fazerem parte de sua equipe.
2.3.5   Todos os mandatos terão duração máxima de um ano. O líder e as pessoas com cargos poderão ser substituídos ou reeleitos a cada eleição.
2.3.6   O cargo de vice-líder do grupo e do seu eventual será de escolha exclusiva do líder do grupo.
2.3.7   O Vice-Líder poderá assumir funções do Líder, caso haja delegação do mesmo.
2.3.8   O Vice-Líder substituirá o Líder do Grupo em suas ausências, após o anúncio de ausência do mesmo.
2.3.9   Os detentores de cargos de vice-lideranças poderão assumir funções do Líder daquela liderança, caso haja delegação da mesma.
2.3.10 Os detentores de cargos de vice-lideranças substituirão o Líder daquela liderança suas ausências, após o anúncio de ausência da mesma liderança.
2.3.11 O Líder do Grupo e os líderes não poderão delegar funções aos seus vice-líderes ou serem substituídos por eles por mais de dois meses consecutivos, sob pena de perderem o mandato.
2.3.12 Todos os cargos, inclusive o de líder do Grupo só serão ocupados por membros do Corpo de Liderança.

2.3.13 As eleições para o Cargo de líder do grupo serão realizadas em assembléia geral dos membros do GECOR, com ampla divulgação em, no mínimo, duas semanas de antecedência, dando oportunidade a todos os membros do GECOR de se tornarem, nesse tempo, membros do Corpo de Liderança e candidatos. A escolha será feita por voto secreto pela maioria dos presentes.
2.3.14 Todos os cargos podem ser acumulativos e poderá haver delegação de funções entre todos os membros do Corpo de liderança.
2.3.15 As delegações serão decididas pelos detentores dos cargos.
2.3.16 Caso as eleições não sejam realizadas, após três meses do fim de cada mandato, todos os cargos, inclusive o de líder do Grupo, serão considerados vagos e uma assembléia geral deverá ser convocada por qualquer membro do GECOR, para conduzir novas eleições.
2.3.17 Qualquer membro do Corpo de Liderança e qualquer ocupante de cargo no GECOR, inclusive o Líder do Grupo, só poderá ser destituído depois de decisão por processo de julgamento, consistindo das seguintes etapas: a) denúncia justificada, com pedido de apreciação do Corpo de Liderança, por parte de membro do GECOR; b) Apreciação do Corpo de Liderança, com ampla defesa, e decisão por dois terços dos membros do Corpo de Liderança em votação secreta; c) o denunciado poderá recorrer à assembléia geral; d) neste caso, o Corpo de Liderança a convocará em reunião plenamente divulgada, com, no mínimo, duas semanas de antecedência. e) Após ampla defesa, a decisão de destituição só será acatada por dois terços dos presentes, em votação secreta.
2.3.18 Líder do Grupo, ocupantes de Cargos do Grupo, membros do Corpo de Liderança e membros do Grupo poderão ser desligados por desistência, morte, saída da ECT, comportamento antiético ou incompatível com as regras e princípios do Grupo, como também ausências em reuniões administrativas, para os detentores de cargos.
2.3.19 É garantido a qualquer membro do Corpo de Liderança que suas idéias e sugestões serão levadas em conta e colocadas em pauta de reunião.
2.3.20 O líder do Grupo, por delegação ou em situação de emergência, poderá decidir pelo Corpo de Liderança. Caso a decisão ocorrer por situação de emergência, logo após o evento, o líder do Grupo deverá convocar uma reunião com o Corpo de Liderança para esclarecer e respaldar sua decisão.
2.3.21 O líder do Grupo, os ocupantes de cargos do GECOR e do Corpo de Liderança deverão se portar de forma ética diante do Grupo e da sociedade.
2.3.22 O líder do Grupo, os ocupantes de cargos do GECOR e o Corpo de Liderança divulgarão todas as respectivas convocações, atas e decisões a todos os membros do GECOR.
2.3.23 Todos os documentos do GECOR, a lista de todos os membros e ocupantes de cargos e equipes deverão ser divulgados pelo Corpo de Liderança a todos os membros do GECOR.
2.3.24 Caso o Corpo de Liderança ou algum ocupante de cargo do GECOR autorizem ou deixem de forma comprovada, mesmo sem autorização, de realizarem, temporariamente, suas tarefas, isto dará o direito e dever do Líder do Grupo de realizá-las em seu(s) nome(s).
2.3.25 O líder do Grupo ou quem ele indicar será o responsável pela comunicação social e divulgação interna e externa do Grupo.
2.3.26 O Corpo de Liderança deverá divulgar, trimestralmente, entre os membros do GECOR as receitas e despesas do Grupo.
2.3.27 Todos os que pertencem ao Corpo de Liderança deverão comparecer a pelo menos 50% das reuniões a cada trimestre e colaborar com os trabalhos do Grupo.

3         Princípios do Grupo:
3.1             Objetivos do Gecor:
3.1.1   Comunhão; criação de amizade, união, respeito e cooperação entre pessoas da mesma fé, embora de denominações, pensamentos e culturas diferentes;
3.1.2   Evangelismo: ser sal e luz em nossa empresa e na comunidade;
3.1.3   Desenvolvimento de talentos, como liderança, pregação da Palavra, louvor, evangelismo, serviço diaconal, administração, música e outros talentos.
Suprindo, casualmente, a falta de oportunidade de se exercer ou se desenvolver na igreja.
3.1.4   Intercessão: pelas pessoas, pela empresa, comunidade e outras instituições;
3.1.5   Ministração de Palavra, pastoreado e ensino à empresa e à comunidade;
3.1.6   Louvor e adoração a Deus;
3.1.7   Amor ao próximo, buscando suprir as necessidades físicas, psicológicas e espirituais de pessoas da empresa e da comunidade.
3.2             Foco de atuação:
3.2.1   Prioridade aos empregados da ECT e, em seguida, à comunidade.
3.3             Em que cremos:
  • Em um único Deus eterno, absolutamente santo, invisível, imortal, onipotente, onipresente, onisciente, criador dos céus e da terra e distinto em sua trindade: Pai, Filho e o Espírito Santo.
  • Na inspiração divina, veracidade e integridade da Bíblia Sagrada, tal como revelada originalmente, sendo a única regra infalível de fé normativa para a vida, conduta e o caráter cristão.
  • Que o Senhor Jesus Cristo sempre existiu e nunca deixará de existir. E, a fim de completar Sua missão redentora na Terra, se tornou humano, sendo concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria e sendo plenamente Deus e plenamente homem; foi perfeito em natureza, ensino e obediência, absolutamente sem pecado, sendo também o único mediador entre Deus e os homens e o único pelo qual podemos ser salvos.
  • Que Jesus Cristo depois de crucificado, morto e sepultado, ressuscitou fisicamente dentre os mortos ao terceiro dia, ascendeu vitoriosamente aos céus e voltará novamente visível e corporalmente para estabelecer o julgamento final e reinar com sua igreja;
  • Que cada ser humano é pecador por natureza, e, por que peca, está separado de Deus. Por isso, não pode alcançar a comunhão com Deus através de seus próprios méritos ou qualquer religião.
  • Que pela graça somos salvos, recebendo Jesus Cristo como único Senhor e único e suficiente Salvador, por meio da fé no sacrifício expiatório, perfeito, completo e suficiente, efetuado por Ele, na cruz, em nosso favor.
  • Que os de Cristo, pelo arrependimento, recebem o perdão dos pecados e que o Espírito Santo atua em suas vidas, operando neles o novo nascimento, ensinando-os, consolando-os, repreendendo-os, transformando-os, intercedendo por eles e distribuindo dons a cada um, para a edificação pessoal e da igreja, conforme a Sua soberana vontade.
  • Que depois da morte de cada ser humano, segue-se o juízo.
  • Na ressurreição dos mortos, na vida eterna dos salvos e na condenação dos não convertidos a Jesus.
  • Que o verdadeiro povo de Deus na terra é constituído por pessoas salvas que procuram viver em santidade como fiéis testemunhas do amor e do poder de Cristo, reunindo-se com outras pessoas que compartilham da mesma fé, comunhão e adoração a Deus, em qualquer local, e em nome de Jesus.
  • Que a missão suprema e primordial da Igreja é a salvação de almas. E, no desempenho dessa missão a Igreja deve apresentar Cristo de forma viva, clara, atrativa, eficaz e persuasiva ao mundo e ao individuo como único Salvador enviado por Deus, o Senhor Soberano do Universo e futuro Juiz da humanidade.
  • Que Jesus Cristo nos ordenou a amar a Deus sobre todas as coisas, com todo o nosso ser e a amar ao próximo como a nós mesmos.
  • E a pregar o Evangelho em todo mundo para testemunho de todas as nações, bem como a ensinar cada pessoa a viver de acordo com os padrões da Palavra de Deus, sendo um fiel discípulo dEle - independente de qualquer fronteira política ou delimitação geográfica, lingüística, cultural, étnica, social ou qualquer barreira ideológica que por possa existir - e não nos atrevemos a descansar antes que isto seja realizado.
2 - Reunião para a criação e descrição de cargos do GECOR e eleição de líderes 
(Realizada em 14 de Dezembro de 2011):

Ata da Reunião Administrativa do GECOR:

Em 14 de Dezembro de 2011, às 12h30min, na Sala de Reuniões do DERIN, no 17° Andar do Edifício Sede dos Correios, pela graça de Deus, realizamos a Reunião Administrativa do Grupo dos Evangélicos dos Correios, GECOR, com as seguintes pessoas presentes:

Charles Anderson Vilaverde Silva
ŸHertha Santos de Oliveira
Dalvilene Rosa de Alcântara
Rosilene Timóteo dos Reis
Leila Zara Lima Coelho 
ŸPaulo Ernandes Pereira da Silva
ŸMarilena Melo Passos
Cremilda Martins da Rocha
Jônathas Nogueira de MeloŸ 
José Roberto Salomão (líder do Grupo)

Abrimos a nossa reunião administrativa com a oração da irmã Marilena.

I - Pontos tratados, comentários e decisões:

1 – Reflexão sobre o Culto de Ação de Graças, ocorrido em 05 de Dezembro de 2011:

A irmã Marilena fez um pequeno relato de suas impressões sobre o culto de ação de graças.
Ela disse que estava impressionada, pois o resultado superou a sua fé!
Como nosso tempo é limitado, deixamos as outras manifestações para o final da reunião, se der tempo, depois de tratados os outros assuntos, ou para outra oportunidade.
A título de informação, o “Anexo 1” deste documento, contem algumas mensagens eletrônicas enviadas ao GECOR a respeito deste evento.

2 – Prestação de Contas:

O irmão Salomão apresentou a todos as contas do GECOR de despesas e arrecadações de doações efetivadas, as quais estão no “Anexo 2” deste documento.
O irmão Salomão apresentou a todos também os recibos das despesas ocorridas, exceto as referentes a cobertura de custos a pregadores.
A irmã Cremilda (Crê) solicitou que o seu nome constasse na lista de doadores, pois a mesma transferiu o valor de R$40,00 (quarenta reais) no dia 01/12/11.
O irmão Salomão pediu desculpas a irmã Crê e disse que o registro não ocorreu porque foi solicitado a todos que fizessem depósitos ou transferências, que enviassem uma mensagem de correio eletrônico informando. O irmão Salomão disse que solicitará o futuro tesoureiro a inclusão deste registro.
Todos aprovaram as contas apresentadas.


2 – Criação de Cargos:

O irmão Salomão sugeriu a criação dos seguintes cargos: 1° Tesoureiro; 2° Tesoureiro; 1° Secretário e 2° Secretário. O grupo aprovou.
O irmão Salomão sugeriu que se oficializasse a criação dos cargos de 1° Vice-Líder do GECOR, 2° Vice-Líder do GECOR e Líder do Ministério de Louvor e Adoração. O grupo aprovou.


3 – Eleição e Nomeação:

Foram eleitas  e nomeadas as seguintes pessoas, para os novos cargos criados:
  •   1° Tesoureiro: Hertha Santos de Oliveira
  •   2° Tesoureiro: Paulo Ernandes Pereira da Silva
  •   1° Secretário: Marilena Melo Passos
  •   2° Secretário: Cristiane Regina Oliveira da Silva Santos
  •   Líder do Ministério de Louvor e Adoração: Jônathas Nogueira de Melo.

Foram nomeadas as seguintes pessoas para os cargos de vice-liderança do Grupo:
  •   1° Vice-Líder do GECOR: Jônathas Nogueira de Melo
  •   2° Vice-Líder do GECOR: Charles Anderson Vilaverde Silva.

4 – Entrega de valores e materiais:

O irmão Salomão entregou para a irmã Hertha, nova Tesoureira, o valor de R$340,00 reais (trezentos e quarenta reais) como se segue:
  •   R$300,00 (trezentos reais) correspondentes ao resultado apurado e aprovado: receita menos despesas.
  •   R$40,00 (quarenta reais) correspondentes à doação pessoal do irmão Salomão ao GECOR.
O irmão Salomão solicitou à irmã Hertha que registrasse as doações dele e da irmã Cremilda.
O irmão Salomão entregou à irmã Hertha, 1ª Tesoureira, um livro Ata e à irmã Marilena, 1ª Secretária, uma pasta sanfona, 18 sacos plásticos e dois livros Ata, um com o registro de eventos (no qual foram registradas a presença de presentes no culto de Ação de Graças do dia 05/12/11) e outro para registro de reuniões futuras do GECOR, se for necessário.

5 – Outras decisões:

Os membros do corpo de liderança não deverão arrecadar valores durante os cultos.
Os membros do corpo de liderança poderão anunciar durante a parte de avisos dos cultos ou em outras atividades do GECOR, campanhas, necessidades de fundos, projetos, divulgar eventos e formas de contribuição.
A irmã Hertha, nova 1ª Tesoureira informou, pós reunião, que abriu uma conta de poupança 13354-X, Agência 3593-9, Variação 91,  exclusivamente com o propósito de atender os trabalhos da tesouraria do GECOR.

A conta estará disponível para quem quiser doar. A tesouraria deverá entregar recibos de doações a apenas os doadores que o solicitarem.
Todos os membros ao GECOR estão estimulados a contribuírem com o valor simbólico mínimo mensal de R$ 5,00 (cinco reais). Este valor é voluntário e opcional. Todos os membros estão livres para decidirem sobre este assunto e não incorrerão em falta, caso não contribuam.

ANEXO 3: Descrição Resumida dos Cargos Criados Pelo Corpo de Liderança do Gecor:

Descrição Resumida dos Cargos Criados Pelo Gecor

1° Tesoureiro: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o Líder do Grupo, naquilo que for solicitado dentro da sua área de atuação..
  •   Providenciar e monitorar a arrecadação das contribuições, doações e demais receitas
  •   Administrar os serviços da tesouraria e encarregar-se da guarda e responsabilidade de valores, documentos e livros contábeis relativos a mesma;
  •   Arrecadar, conservar e guardar doações ao GECOR
  •   Depositar, em estabelecimento bancário e em conta específica, as receitas do GECOR.
  •   Liberar valores para compras e despesas aprovadas pelo Corpo de Liderança
  •   Pagar despesas, impostos, tarifas e dívidas contraídas pelo GECOR, com recursos do GECOR.
  •   Possuir o recibo ou notas fiscais de todas as despesas e compras efetuadas pelo GECOR e guardá-los por cinco anos.
Observações:
1 - para valores de despesas ou compras iguais ou maiores que R$500,00 (quinhentos reais), o tesoureiro deverá exigir nota fiscal.
2 – O Corpo de Liderança poderá dispensar a necessidade de recibos para itens específicos e discriminados, cujas despesas forem menores que R$100,00 (cem reais).
  •   Entregar recibos de doações a todo doador que o solicitar e possuir o registro destas doações.
  •   Possuir o impresso do estrato de cada mês de conta bancária ou poupança designados para o controle financeiro do GECOR.
  •   Participar das reuniões do Corpo de Liderança e Assembléias Gerais.
  •   Delegar funções ao 2° Tesoureiro, desde que no máximo por 2 meses consecutivos.
  •   Entregar trimestralmente ao Corpo de Liderança, a prestação de contas do GECOR, com receitas e despesas, recibos, notas fiscais, registro de doações, extratos e outras informações relevantes.
Observação: Recebida a prestação de contas, o Corpo de Liderança deverá divulgá-lo para todos os Membros do Grupo.

2° Tesoureiro: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o 1° Tesoureiro no que for solicitado.
  •   Receber funções delegadas a ele pelo 1° Tesoureiro, pelo tempo máximo de dois meses consecutivos.
  •   Substituir o 1° Tesoureiro em suas ausências.

1° Secretário: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Dar todo apoio administrativo solicitado pelo Líder do GECOR ou pelo Corpo de Liderança do GECOR, como por exemplo:
  •   Elaboração e confecção de Pautas e Atas de Assembléias Gerais e reuniões do GECOR e do Corpo de Liderança.
  •   Coletar assinaturas para Assembléias Gerais e reuniões do GECOR e do Corpo de Liderança.
  •   Confecção de textos para comunicação interna e externa do GECOR com seus membros, parceiros e comunidades.
  •   Confecção de textos e planilhas para ações e projetos.
  •   Divulgação e comunicação interna e externa do GECOR (divulgação dos cultos, assuntos deliberados em reuniões, etc) por meio pessoal, físico, ou eletrônico, conforme o caso.
  •   Leitura, em reuniões, de pautas, atas, cartas e outros documentos.
  •   Guardar todos os documentos do GECOR
  •   Prestar contas de seu trabalho todas as vezes que for solicitado para tal pelo Líder do Grupo ou pelo Corpo de Liderança.
  •   Participar das reuniões do Corpo de Liderança e Assembléias Gerais.
  •   Delegar funções ao 2° Secretário, desde que no máximo por 2 meses consecutivos.

2° Secretário: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o 1° Secretário no que for solicitado.
  •   Receber funções delegadas a ele pelo 1° Secretário, pelo tempo máximo de dois meses consecutivos.
  •   Substituir o 1° Secretário em suas ausências.

1° Vice-Líder do GECOR: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o Líder do GECOR em todas as atividades que for solicitado.
  •   Prestar contas de seu trabalho todas as vezes que for solicitado para tal pelo Líder do Grupo ou pelo Corpo de Liderança.
  •   Participar das reuniões do Corpo de Liderança e Assembléias Gerais.
  •   Receber funções delegadas a ele pelo Líder do GECOR, pelo tempo máximo de dois meses consecutivos.
  •   Substituir o Líder do GECOR em suas ausências.
  •   Delegar funções ao 2°Vice-Líder, desde que, em concordância com o Líder do Grupo.
  •   Assumir o cargo de liderança do Grupo no caso de vacância do mesmo.

2° Vice-Líder do GECOR: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o Líder do GECOR em todas as atividades que for solicitado.
  •   Colaborar com o 1° Vice-líder do GECOR em todas as atividades que for solicitado, quando o 1° Vice-líder estiver substituindo o líder do Grupo ou recebendo funções por delegação.
  •   Prestar contas de seu trabalho todas as vezes que for solicitado para tal pelo Líder do Grupo ou pelo Corpo de Liderança.
  •   Participar das reuniões do Corpo de Liderança e Assembléias Gerais.
  •   Receber funções delegadas a ele pelo 1° Vice-líder do GECOR, desde que, em concordância com o Líder do Grupo, pelo tempo máximo de dois meses consecutivos.
  •   Substituir o Líder do 1° Vice-Líder do GECOR em suas ausências.
  •   Assumir o cargo de 1° Vice-Líder do Grupo no caso de vacância do mesmo e o cargo de líder do Grupo, no caso de vacância simultânea dos cargos de líder e 1° Vice líder do GECOR.

Líder de Louvor e Adoração: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o Líder do Grupo, naquilo que for solicitado dentro da sua área de atuação..
  •   Organizar e guardar as letras e partituras do acervo de músicas do GECOR
  •   Organizar e guardar os equipamentos utilizados na projeção de letras e imagens nos momentos de louvor e adoração das reuniões do GECOR
  •   Organizar e guardar os instrumentos musicais do GECOR
  •   Organizar eventos musicais e artísticos promovidos pelo GECOR.
  •   Convidar membros do GECOR para participarem de sua equipe.
  •   Organizar o momento de louvor e adoração nas reuniões, eventos e atividades do GECOR, tendo autonomia na escolha das músicas, desde que estas músicas não estejam em desacordo com o líder do grupo ou com o Corpo de Liderança.
  •   Trazer convidados não pertencentes ao GECOR, desde que estes convidados compartilhem da mesma fé nas doutrinas básicas do GECOR e respeitem as regras e os princípios do Grupo.
  •   Participar das reuniões do Corpo de Liderança e Assembléias Gerais.
  •   Solicitar ao Corpo de Liderança, se julgar necessário, a criação do Cargo de Vice Liderança de Louvor e Adoração.

Vice-Líder de Louvor e Adoração: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o Líder de Louvor e Adoração no que for solicitado.
  •   Receber funções delegadas a ele pelo Líder de Louvor e Adoração, pelo tempo máximo de dois meses consecutivos.
  •   Substituir o Líder de Louvor e Adoração em suas ausências.


Líder de Intercessão: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o Líder do Grupo, naquilo que for solicitado dentro da sua área de atuação..
  •   Organizar e conduzir cultos de intercessão ou momentos de oração, agradecimentos a Deus e testemunho dentro de cultos ou atividades do GECOR.
  •   Interagir com os membros do GECOR, líder do GRUPO e outras lideranças do GECOR, colhendo-lhes pedidos de oração, agradecimentos a Deus e testemunhos;
  •   Organizar grupo de Intercessão
  •   Divulgar, entre os membros do GECOR e, especialmente, entre os membros do grupo de intercessão, pedidos de oração, agradecimentos a Deus e testemunhos.
  •   Organizar e conduzir atividades regulares e específicas do grupo de intercessão, incluindo todos os pedidos de oração, agradecimentos a Deus e testemunhos colhidos dos membros do GECOR, do líder do GRUPO e das outras lideranças do GECOR;
  •   Desde que em harmonia com o líder do GRUPO, organizar e conduzir cultos de intercessão, campanhas de oração e atividades especiais entre os membros do GECOR.
  •   Convidar membros do GECOR para participarem de sua equipe.
  •   Participar das reuniões do Corpo de Liderança e Assembléias Gerais.
  •   Solicitar ao Corpo de Liderança, se julgar necessário, a criação do Cargo de Vice Liderança de Intercessão.

Vice-Líder de Intercessão: O ocupante deste cargo deverá:
  •   Colaborar com o Líder de Intercessão no que for solicitado.
  •   Receber funções delegadas a ele pelo Líder de Intercessão, pelo tempo máximo de dois meses consecutivos.
  •   Substituir o Líder de Intercessão em suas ausências.




II - Orações finais:

E, assim A irmã Hertha orou pelo GECOR e pelo bom andamento de nossos trabalhos.

Brasília, 14 de Dezembro de 2011:

____________                                                    _____________
Charles Anderson Vilaverde Silva                     Leila Zara Lima Coelho

___________________________                      _____________
Hertha Santos de Oliveira                                  Cremilda Martins da Rocha

___________________________                      ___________________________
Rosilene Timóteo dos Reis                                  Paulo Ernandes Pereira da Silva

___________________________                      ___________________________
Marilena Melo Passos                                      Jônathas Nogueira de Melo

___________________________                      ___________________________
José Roberto Salomão (líder do Grupo)             Dalvilene Rosa de Alcântara

3 - GRUPOS DE APOIO DO GECOR:
REGRAS DE FUNCIONAMENTO e CRIAÇÃO
(Reunião ocorrida em 15/08/2012)

GRUPOS DE APOIO DO GECOR

1.    Definição:
Os Grupos apoio do GECOR são grupos evangélicos subordinados exclusivamente ao GECOR (Grupo dos Evangélicos dos Correios), de duração indeterminada e que prestam serviços de apoio ao GECOR, conforme suas atividades.

2.    Atividades:

2.1.  Os Grupos de Apoio do GECOR terão liberdade de desenvolver suas atividades e repertório, tendo como premissa o cumprimento das regras do GECOR e do respectivo Grupo de Apoio.

2.2.  Do Grupo de Coral Evangélico do GECOR:

2.2.1.    Apresentar músicas exclusivamente em conformidade com a Bíblia e com conteúdo bíblico.
2.2.2.    Atender a todas as demandas do GECOR, como apresentação de músicas específicas, em datas específicas solicitadas pelo GECOR.

2.3.  Do Grupo de Teatro Evangélico do GECOR:

2.3.1.    Apresentar peças ou trechos de peças teatrais exclusivamente em conformidade com a Bíblia e com conteúdo bíblico.
2.3.2.    Atender a todas as demandas do GECOR, como apresentação de peças ou trechos de peças específicas, em datas específicas solicitadas pelo GECOR.

3.    Outras regras específicas:

3.1.  Os Grupos de Apoio poderão, desde que em concordância com o Líder do GECOR:
a)    Criar nomes alternativos e logotipos para o respectivo Grupo de Apoio e utilizá-los em suas comunicações.
b)    Alterar os locais e dias das atividades regulares.
c)    Estabelecer datas e locais de apresentações.
d)    A escolha do regente, diretor e de ajudantes, conforme suas atividades.
3.2.  O Corpo de Liderança do GECOR, o líder do GECOR, o Corpo de Liderança do respectivo Grupo de Apoio ou o líder deste mesmo Grupo poderão, cada um, de forma independente e positiva, vetar a utilização de músicas, peças ou trechos de peças teatrais que considerarem inadequadas.
3.3.  Os Grupos de Apoio poderão criar lideranças e cargos de lideranças, conforme suas necessidades.
3.4.  Os Membros Convidados evangélicos poderão participar de reuniões administrativas do respectivo Grupo de Apoio, votarem e se candidatarem a qualquer cargo, exceto o de líder e vice-líder.
3.5.  Demais regras poderão ser emanadas ou tomadas como analogia das regras do GECOR.
 
4 -  GRUPO DE EVANGELISMO PENIEL:
CRIAÇÃO E DEFINIÇÕES
(Reunião ocorrida em 18/09/2012):

RESUMO DA REUNIÃO DO GECOR, GRUPO DOS EVANGÉLICOS DOS CORREIOS, NO DIA 18/09/2012:
Primeira Reunião para Organização do Grupo de Evangelismo do GECOR

DECISÕES DO GECOR:

  1. Dia e horário das atividades regulares:
·    O Grupo decidiu realizar suas atividades regulares nas terças feiras, das 12:15hs às 13:30hs.
  1. Nomes alternativos e logotipos do Grupo:
·    Permanece, os nomes e logotipos do Grupo Peniel, Grupo criado em 2004 pelo GECOR, ou seja:
Nomes alternativos: Grupo Peniel, GRAPE e Grupo de Resgate e Amor ao Próximo PENIEL.
Logotipo:















  1. Cargos do GECOR e outras decisões:
·    Foram criados os cargos de líder e vice-líder do Grupo de Evangelismo do GECOR.
·    Foram eleitos os seguintes nomes para estes cargos:
·    Líder do Grupo Peniel: Foi eleito José Roberto Salomão (Salomão)
·    Vice-líder do Grupo Peniel: Tiago Sales da Silva (Tiago).
·    Os Grupos GECOR e Peniel e seus respectivos líderes não serão responsabilizados em qualquer ramo do direito, por quaisquer atos ou omissões de seus membros ou convidados ou por quaisquer danos ou prejuízos que venham a sofrer decorrentes de sua participação nestes grupos ou em outros grupos de apoio do GECOR. Isto vale para todos os membros e convidados presentes e futuros que participarem do Grupo GECOR, PENIEL ou de outros grupos de apoio do GECOR.

DECISÕES DO GRUPO PENIEL:

  1. Cargos do Grupo Peniel e outras decisões:
·    Foi criado o cargo de líder de intercessão do Grupo de Evangelismo do GECOR.
·    Para ocupar este cargo, foi eleito: Uilian Alves de Carvalho (Uilian).
·    Seguir as recomendações do manual de evangelismo, em anexo.
·    Para cada saída em campo, cada subgrupo deverá enviar uma mensagem para o líder do grupo relatando as experiências ocorridas. O líder do grupo deverá retransmitir a todos os outros membros, aquela mensagem. O objetivo: testemunho, aprendizado, troca de experiência e edificação. 
·    Fica aprovada Ficha cadastral, em anexo, para o caso de um evangelista desejar colher os dados do evangelizado para posterior encaminhamento a uma igreja, intercessão ou apoio.

Brasília, 18 de Setembro de 2012.

____________                       _____________                       _____________
 José Roberto Salomão         Tiago Sales da Silva         Uilian Alves de Carvalho

___________                                 ____________              _____________
 Hertha Santos de Oliveira        Leila Zara Lima Coelho      Jaklene Carvalho Lima

 5 -  GRUPO DE INTERCESSORES PESSOAIS:
CRIAÇÃO E DEFINIÇÕES
(Reunião realizada em 07 de Outubro de 2013):

ATA DE REUNIÃO DO GECOR DO DIA 07/08/2013

Assunto: Equipe de Conselheiros: Criação, definições!

Decisões:
1 – O Grupo decidiu criar a Equipe de Conselheiros do GECOR, com as regras e definições estabelecidas na pauta de convocação da reunião, desde que se realizem as alterações definidas a seguir.
2 – O Nome deste sub-grupo do GECOR foi alterado para: “Equipe de Intercessores Pessoais do GECOR” ou “Grupo de Intercessores Pessoais do GECOR”.
3 – As regras e definições foram alteradas de modo a focar a atividade de intercessão pessoal.
4 – Para fazer parte da Equipe de Intercessão Pessoal do GECOR, foi incluso o requisito de que o solicitante esteja em harmonia com sua igreja local.

Realizando as alterações decididas, temos:

Equipe de Intercessores Pessoais do GECOR:
Regras e Definições:
Trata-se de uma equipe de pessoas que se colocam à disposição de quem os procurar, para, graciosamente, intercederem por elas.
Quem precisar de intercessão poderá procurar e escolher livremente um dos intercessores divulgados pelo GECOR.
Cada Intercessor terá sua disponibilidade própria. Uns poderão atender em certos dias, outros, em outros dias. Sempre fora do horário de expediente e sempre sem dificultar o trabalho na empresa. Um dos objetivos do trabalho dos intercessores é de justamente trazer mais equilíbrio emocional para o empregado, tendo como conseqüência um maior desempenho na empresa.

O GECOR terá a função de apenas: a) divulgar a lista de intercessores pessoais e seus contatos e b) incluir ou excluir nomes desta lista, conforme decisão da liderança.

Percebemos que muitas pessoas passam por aflições, e precisam de receber palavras de esperança e fé! Isto melhorará, com certeza, o clima organizacional. Aquela pessoa poderá trabalhar com mais tranquilidade e sua produtividade, inclusive, aumentará!

Objetivo: possibilitar com que pessoas recebam assistência espiritual através da intercessão. Ou seja, uma atividade de capelania empresarial.

Condições para ser intercessor pessoal:
1 - Ser membro do GECOR
2 - Estar em harmonia com sua igreja local
3 - Ser aprovado pela liderança do GECOR:

Para ser intercessor não há a necessidade de ser pastor, bispo ou ter cargo em alguma igreja. O GECOR também não pretende ungir autoridades eclesiásticas. O trabalho do intercessor não tem, nem terá a pretensão de substituir qualquer tratamento médico ou psicológico que se fizer necessário.
Como os membros do GECOR são de denominações diferentes, o GECOR não se responsabilizará pela forma de trabalho de cada intercessor.
O GECOR, também, não se responsabilizará por quaisquer atos ou omissões dos intercessores.
Os intercessores também não poderão demandar ou reclamar com o GECOR ou seus líderes em qualquer âmbito, coisa alguma. Este é um trabalho voluntário, sem remuneração.
É vedado aos intercessores atender pessoalmente ao gênero oposto, exceto se acompanhados de uma mulher da confiança de ambos.
Os intercessores deverão manter sigilo sobre informações dos intercedidos, exceto se autorizados.
O GECOR poderá deixar de divulgar algum nome, por decisão do líder geral ou do corpo da liderança. Neste último caso, mediante solicitação de reunião por parte de membro do GECOR.
A inclusão de nomes se dará por solicitação do requerente e aprovação do corpo da liderança!
O líder do Gecor será, temporariamente, também o líder deste sub-grupo.
As decisões do corpo de liderança serão por maioria simples e votação secreta, em reunião convocada por membro do Corpo de Liderança, a seu critério, com, no mínimo, uma semana de antecedência. As reuniões do Grupo de Intercessores Pessoais serão convocadas pelo seu líder , pelo Corpo de liderança ou pelo líder do Gecor. Outras pessoas poderão ser convocadas, caso isto seja necessário.

Senhor Deus: abençoe o GECOR!

Brasília, 07 de Agosto de 2013.

Presentes:

Nome

Assinatura
 José Roberto Salomão


 Tiago Sales da Silva


  Leila Zara Lima Coelho


 Hertha Santos de Oliveira