segunda-feira, 13 de junho de 2011

Culto de segunda-feira, 13 de junho de 2011: IRMÃ DÉBORAH: “Atitudes que agradam o coração de Deus”


GECOR GRUPO DOS EVANGÉLICOS DOS CORREIOS [mailto:gecor7@gmail.com]
Culto de segunda-feira, 13 de junho de 2011 10:28
Local: AUDITÓRIO do Ed. Sede dos Correios, das 12:30 às 13:30hs.

Ministrante: IRMÃ DÉBORAH, Líder do Grupo dos Evangélicos do INCRA e MDA!
Tema: Atitudes que agradam o coração de Deus
Texto Bíblico: Lucas 10:30 a 42 (Veja no final)
Relato dos comentários e reflexões durante o culto (feito pelo irmão Salomão):
1 – A Irmã Deborah inicia a sua pregação lendo o texto bíblico base.
Ela disse que inicialmente iria pregar somente sobre a passagem que conta a história de Marta e Maria, Marta exigindo que Maria a apoiasse nos afazeres domésticos e Maria, preferindo dedicar-se a ouvir o Mestre.
Deborah disse que ao reler o texto anterior, que se refere à parábola do Samaritano, entendeu que um texto completava o outro e queria compartilhar isto com os irmãos.
Ela ressaltou os seguintes pontos: 
  • A parábola do Samaritano foi contada por Jesus a partir de um questionamento por um presente de quem seria no nosso próximo.
Jesus havia acabado de sumarizar os ensinamentos de todos os profetas e de toda a Lei em apenas duas assertivas:: Amar a Deus sobre todas as coisa e amar o próximo como a si mesmo!
Débora disse que as duas passagens contém o ensino de que acima de tudo, o amor a Deus é o mais importante, pois através deste amor é que podemos amar o próximo. O amor a Deus nos dá força para seguir a nossa caminhada espiritual, amando o próximo! Deus deve ser sempre a nossa fonte!
Os dois mandamentos são imprescindíveis!
E, que os dois textos nos falam de atitudes! Como tomar as melhores atitudes diante de situações de nossa vida?
Ela deu o exemplo da situação de quando uma pessoa em nosso trabalho não quer colaborar com a equipe e você tem desejo de levar isto ao seu chefe.Isto pode ser certo ou não!
Marta fez isto: agiu pela carne e causou um grande constrangimento de intenromper a reunião e até chamar a atenção Jesus para o suposto estado meditativo e nada colaborativo de Maria.
Mas, quem foi repreendida, ao final das contas, foi Marta, por Jesus.
Deborah, nos aconselhou, neste ponto, a todos, a, antes de tomar uma atitude precipitada, pela carne, que possamos orar antes, consultar a Deus, para ver o que melhor a fazer.
  •     Deborah detalhou um pouco mais a passagem de Marta e Maria, dizendo que Marta tinha boa intenção e o que ela estava tentando fazer não era ruim, pois ela possuía o dom e a qualidade do serviço, o que é muito importante!
Deborah mostrou um terceiro texto, em que Maria derrama perfume de Nardo puro, muito caro, que ela comprara, especialmente, para dedicar a Jesus. Nesta passagem, Marta está servindo as pessoas!
  •  Deborah, afirmou, então, que servir não é errado. O errado em Marta era o estabelecimento equivocado de prioridades!
  •  E, disse que devemos colocar prioridade em primeiro lugar em Deus, buscando o Reino de Deus em primeiro lugar em nossas vidas; e tudo o mais, nos será acrescentado!
  •  Ela finalizou, dizendo que devemos buscar o equilíbrio entre Marta e Maria!

A partir deste ponto, os irmãos presentes no culto puderam colocar os seguintes comentários e reflexões:

  • Devemos aproveitar com intensidade toda a oportunidade que tivermos de aprender com o Mestre Jesus!
  • Aproveitando bem as oportunidades, ganhamos força para abençoar os pobres e necessitados!
  • O mais importante é nos entregarmos a Jesus, com todo o nosso ser, recebendo orientação e força! Assim, estaremos abastecidos para atender o nosso próximo e outras tarefas necessárias a serem feitas.
  • Devemos ser humildes e reconhecer que temos muito que aprender! Pessoas que acham que sabem de tudo, acabam não aprendendo! E, todos nós não sabemos quase nada e temos de ser humildes para aprender!
  • O Salmo 84, 5 resume que devemos buscar nossas forças no Senhor: "Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados"
  • Há uma conexão entre os textos lidos: na verdade nem tudo que parece correto é o melhor que devemos fazer: na passagem de Marta  e Maria, o que parece mais correto é Marta ajudar Maria nos afazeres domésticos, mas não era! E, na passagem da parábola do samaritano, o sacerdote e o levita passam ao largo do samaritano para atendê-lo! Provavelmente estavam atrasados para servir no templo, pois ambos eram oficiais do templo. Então eles tinham uma desculpa: estavam fazendo o serviço de Deus! E, por esta desculpa, deixavam de fazer a real vontade de Deus. Então, o que parece politicamente correto, nem sempre é o espiritualmemte correto.
  • Há uma grande diferença entre religiosidade e espiritualidade! Jesus nos ensinou que devemos amá-lo em espírito e verdade. Maria gastou uma quantidade de dinheiro enorme, o equivalente a um ano de trabalho. Não sabemos a origem deste dinheiro. Não sabemos se aquela prostituta que chorava convulsivamente aos pés de Jesus era Maria. Seja como for, Jesus aceitou aquela oferta, pois era uma oferta sincera, de coração! Os efeitos do acolhimento de Jesus foram enormes! Devemos aprender com Jesus e também acolher, sem preconceitos, a quem vem a nós ou à nossa igreja procurando refúgio e uma forma se entregar a Deus!
  • Buscando em primeiro lugar o Senhor, Deus providenciará a nós, tempo, oportunidades e recursos para amar o próximo e realizar tudas as outras coisas! 

Pequeno Resumo (Feito, antes, pela irmã Deborah):
  •  Estamos como Marta, sem tempo de buscar um relacionamento mais íntimo com Deus. O exemplo de Maria nos convida a ter uma vida mais equilibrada com Deus.

Reflexões:

-Voce já se sentiu frustrado por dar o seu melhor a alguém especial e de repente ver que esta pessoa não está reconhecendo o seu trabalho ou seu sacrifício?
-Quando voce tem muitas tarefas e as pessoas que estão ao seu redor que poderiam te ajudar ficam de braços cruzados. Qual a sua reação?

Texto Base: Lucas 10, 30-42:
30   Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
31   Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
32   Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
33   Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
34   E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
35   No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
36   Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
37   Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.
38   Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.
39   Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
40   Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
41   Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
42   Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO