segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"A ESPERA"; Preletora: Irmã CRÊ! Culto ocorrido em 21/11/2011

Segunda, 21/11/2011, no auditório do edifício sede dos Correios, das 12:30hs às 13:30hs.

Preletora: Irmã CRÊ (Cremilda Rocha)

Tema: A ESPERA

REF.:
Êxodo 20, 21:
"
Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava"
E Êxodo 32, 1:
"
Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu."
Pequeno resumo:
Existem várias ocasiões e momentos da nossa vida que parece que Deus está muito além do nosso alcance, não nos ouve, não nos da resposta, é um mistério encoberto, esta tudo escuro...
Mas a Ressureição de Cristo foi a certeza que a última palavra é sempre Dele

Relato:
A Espera

Êxodo 20:21
Êxodo 32:1

Existem várias ocasiões e momentos da nova vida que parece que Deus está muito além do nosso alcance, não nos ouve, não nos da resposta, é um mistério encoberto, esta tudo escuro...

“Nuvem escura” fala das nossas dúvidas, lutas e temores, mas na maioria das vezes é nesta época escura, de lutas, dúvidas, de temores, de incertezas e medos que Deus opera em nossas vidas nos dando experiências edificantes.

Costumamos disser: “a situação esta preta”, “ta tudo escuro”, “não vejo nada”, “estou só”e,  no primeiro momento tudo isto soa como uma contradição com Deus, pois Ele é luz, mas esquecemos que Ele é O Deus onisciente, onipresente e  onipotente  e que poderá estar tanto na nuvem escura do desânimo como na nuvem clara e brilhante da vitória.

Quando compreendemos, aceitamos essa realidade, estamos aptos a crescer através do que, independentemente, ocorra em nossas vidas, do que virá suceder a nós.

Precisamos avivar em nós a verdade de que Deus é fiel e não nos abandonará jamais, e que nada poderá nos separar do amor de Deus.
Devemos andar de fé em fé, não importando de que o nevoeiro vai abaixa ou a neblina se levantar, olharemos para as experiências sem precisar questionar a Deus.

As respostas e providências de Deus nem sempre será as que achamos melhor ou a que desejamos, mas independente da resposta que vier,  a amizade, a intimidade que Deus anela ter conosco se aprofundará.

A única maneira de viver em liberdade e alegria é lembrar que existem dias escuros   e sombrios, dias bons e dias maus, mas que a Ressurreição de Cristo foi a certeza que a última palavra é sempre Dele.

Um dos desafios mais difíceis de nossas vidas é saber quando devemos esperar ou quando devemos agir, perguntamos a nós mesmos: Será que estou com falta de coragem? Será que estou sendo precipitado? Muito cuidado com a impaciência, pois ela é o resultado da falta de fé e teimosia, e tudo o que fazemos sem a direção divina, transforma-se em bezerro de ouro, colocamos armaduras de dinossauros em formigas. Corremos o grave risco de ficarmos mais atribulados e com isto tiramos o foco de confiarmos no Nosso Deus e continuarmos esperando a direção Dele, e deixar de acreditar que Ele é o Deus que nunca chegará antes da hora ou depois da hora.

Israel pela sua impaciência esqueceu de tudo o que Deus havia feito por eles. E da mesma forma isto também é verdade ao nosso respeito, pois esquecemos com facilidade que Deus tem satisfeito nossas necessidades e tem tido o cuidado de não satisfazer os nossos desejos que nos prejudicaria.

A grande vocação e benção da vida de quem tem o Senhor como único e verdadeiro Salvador é buscar conhecê-lo e andar na sua vontade, desfrutando da presença Dele, do amor, do poder e do cuidado, pois a presença do Senhor traz alegria e santidade. Além de que nos capacita para vivemos uma vida plena de experiências e benções, e nos prepara para o gozo da vida eterna.

Exemplos: Sara e Abraão (esperaram por um filho) precipitaram mas voltaram a trás e foram abençoados.

Abraão subiu para entregar o filho e Deus providenciou o cordeiro para o holocausto.

Ester e Mardoqueu (esperaram a libertação do seu povo) sem sair do lugar.

A mulher do fluxo de sangue  buscava a cura nos médicos (nos homens)e esperou doze anos ate que Cristo passasse para curá-la.
Outros...

Inúmeras são as vezes em que não  entendemos o motivo pelo qual o Senhor nos mantém num lugar em que sofremos perseguições, lutas, dores, decepções, mas é neste lugar que Senhor que moldar nosso caráter, fortalecendo-nos na fé, aumentando a nossa paciência, nos enchendo de virtudes, para que as nossas vidas seja o canal para que a glória Dele seja vista em nós.

Em Salmos 33:22 diz : Seja a tua benignidade, Senhor sobre nós, assim com em ti esperamos...
Este salmo nos faz lembrar que somos uma geração imediatista. Não temos muita paciência ou praticamente nenhuma para esperar. Seja no trânsito, nos bancos, supermercados,  ...tudo é motivo para ficarmos estressados, mas Deus na sua infinita sabedoria, trabalha em nossas vidas para que sejamos aprovados, e este trabalhar é diário e de diversas maneiras.

E ai, vamos esperar vivendo ao máximo as experiências com o Senhor, desfrutando da presença e direção Dele ? ou vamos esperar parados focando, apenas, nos nossos desejos, deixando assim a vida nos levar de qualquer jeito ?.
 
Então, enquanto esperamos a resposta do Senhor pras nossas orações, vamos ter um coração grato, seguir firme e confiantes enquanto Ele trabalha na nossa vida. Não podemos ficar focados só no que desejamos, mas agradecidos pelo que já conquistamos em 
Cristo, sem plasfemar, sem esperniar, sem perder o foco, mas sabendo esperar, pois a resposta nós teremos sempre !!! Sim ou Não, Ele vai nos responder, e a Sua resposta é o que será melhor para nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO