segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Degraus a subir para ter uma intimidade com o Todo Poderoso"; dia 28/11/11; Preletora: Irmã CRISTIANE!

Segunda dia 28/11/11, no auditório do edifício sede dos Correios, das 12:30hs às 13:30hs.

Preletora: Irmã CRISTIANE


Tema: Degraus a subir para ter uma intimidade com o Todo Poderoso.

REF.:
Tiago 4, 8:
"
Chegai vos a Deus, e Ele se chegará a Vós. limpai as mãos, pecadores, e vós de duplo animo, purificai os  corações
"


Pequeno resumo:
A palavra de Deus nos "ensina a achegarmos a Deus, e Ele mesmo se achegará a nós". Isto significa que o Senhor quer ter um relacionamento proximo conosco, um relacionamento intimo, e para conseguirmos tal relacionamento devemos purificar os nossos coraçoes, ter uma vida de santidade e andar conforme a palavra que o Senhor nos ensinou. e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Esboço da Pregação:


CHEGAR MAIS PERTO DE DEUS
 
Tiago 4:8

 "Chegai vos a Deus, e Ele se chegará a Vós. limpai as mãos, pecadores, e vós de duplo animo, purificai os  corações"


INTRODUÇÃO
 
Não há passo mais importante do que esse: o passo para chegar perto de Deus, para se aproximar mais Dele.

Por que esse passo é importante? ...o texto nos mostra o motivo.
O que lemos na primeira parte do v.8? "Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês”.

Esse nosso passo é importante porque quando nós o damos, ele desencadeia uma reação recíproca da parte de Deus.

Agora, para que uma pessoa realmente possa chegar mais perto de Deus, é preciso que ela dê alguns passos. Subir a escada:  mas antes de falar sobre esses degraus que devemos subir vamos ver o que devemos retirar (barreiras) das nossas vidas para podermos evoluir na subida desses degraus:



Barreira 1: Viver em pecado



Quando o rei Davi confessou seus pecados com Bate Seba a Deus ele orou, pediu perdão pelos seus pecados e pode ser capaz de ouvir a Voz de Deus novamente. O pecado cria uma barreira entre nós e Deus. Is 59>2. o pecado nos fecha os ouvidos, impedindo que ouçamos a Deus.



Barreira 2: Ódio e Rancor: 

Isso também é viver em pecado. A bíblia nos diz em 1 João 2.9-11 “quem afirma está na luz, mas odeia a seu irmão, continua nas trevas. Quem ama a seu irmão permanece na luz, e nela não há causa de tropeço. Mas quem odeia a seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram. Ódio e rancor irá impedir que conheçamos a verdadeira vontade de Deus, para compreendermos, devemos examinar as nossas vidas, e pedir ao ES para nos ajudar a perdoar.



Barreira 3: Pressa. 

Nós temos muita pressa. Mas Deus não vive de acordo com o nosso tempo. “Nos exigimos Ele diz: Fiquem calmos “saibam que eu sou Deus. Sl 46.10. Só conseguiremos começar a subir os degraus ate que fiquemos calmos o suficiente para ouvir. É o Senhor que nos conduz. Deus não tem pressa só porque temos pressa. Na verdade nos sabemos que Deus é autor de paz e não de confusão.



PRIMEIRO DEGRAU: Vontade
 
Por que é preciso vontade para que uma pessoa possa se aproximar de Deus, chegar mais perto de Deus?
Primeiro, porque Deus nos criou com livre arbítrio, isto é, com capacidade e direito de escolha... Portanto, Deus não força ninguém.

Podemos ver o exemplo de Josué, que disse ao povo de Israel (Js 24.15): "Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos ao Senhor".



Devemos perseguir a vontade de Deus e compreende la por que Deus é quem nos transforma. Rm 12.2 “não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, para que sejamos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Nos não podemos descobrir a vontade de Deus se estivermos longe Dele. I tessalonicenses 5.18 declara “dêem graças em todas as circunstancias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. Deus quer que todos se acheguem a Ele, porém de modo espontâneo.
O Salmo 100.2 revela isto: "Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença". - adorar com alegria e entrar dançando na presença do Senhor: não dá para fazer isso obrigado; a adoração tem que ser espontânea. 



A vontade de Deus está escrita em sua palavra. Um conhecimento elevado da palavra nos permite que reconheçamos mais facilmente a direção de Deus.



A vontade do Senhor é perfeita e boa. Quando nos distinguimos a vontade de Deus, encontramos bondade porque ela é boa, aceitável e perfeita. Sl 32.8 Deus promete: Instruirte-ei e ensinarte-ei o caminho que deves seguir.  guiarte-ei com os meus olhos.



A vontade de Deus é ininterrupta. Desde a infância ate a morte, Deus tem um desejo para nós; Is 58.11 “E o Senhor te guiará continuamente, e fartara a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos, serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltem”.



A vontade de Deus é especifica:



“O profeta Isaias ouviu o Senhor prometer aos seus filhos” E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. Para estarmos dentro da vontade de Deus devemos estar dispostos a obedecer e fazer sua vontade. Devemos ter discernimento espiritual, termos olhos espirituais para reconhecer a vontade de Deus em nossas vidas.

O primeiro passo é a vontade, ter vontade de fazer isso.

SEGUNDO DEGRAU : Renúncia
 
Uma prova quanto a necessidade de renúncia, para nos aproximarmos mais de Deus, para chegarmos mais perto de Deus, está exatamente na segunda parte desse verso de Tg 4.8: "...Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração".
O que quer dizer esta recomendação: "Purificai as Mãos". . . "Limpai o coração". A NVI traduz: "limpem as mãos... purifiquem o coração".

Bem, a recomendação "purificai as mãos", simboliza o abandono dos males morais, como aqueles mostrados no começo deste capitulo 4 de Tiago. Veja lá: os prazeres da carne (v.1), cobiças e invejas (v.2), amizade com o mundo (v.4), orgulho (v.6), e etc.

Estas são algumas coisas, das quais, precisamos nos livrar completamente, pois tais coisas impedem a nosso real aproximação de Deus... Elas são como pedras de tropeço no caminho. Veja o que se lê em Is 59.2: "Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus...”.

Quanto a recomendação "limpai ou purificai o coração", significa a purificação do nosso íntimo... a limpeza de todos os males que muitas vezes estão armazenados dentro de nós, no íntimo do nosso ser.
Porque, na verdade, uma limpeza apenas externa ou superficial, não tem valor algum diante de Deus.

Veja em Mt 23.27-28, o que Jesus disse a respeito dos Fariseus em Mt 23:27-28: "Infelizes de vocês, professores da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. 28 Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados".

Portanto, para você chegar mais perto de Deus, é preciso que também dê esse passo: o passo da renúncia, que implica em deitar fora aquilo que é mau, pecaminoso.

E vale lembrar que é o Espírito Santo, usando a própria Palavra de Deus, que nos limpa e purifica do nosso pecado, como certa vez o Senhor declarou aos discípulos; lemos em Jo 15.3: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado".

TERCEIRO DEGRAU: Firmeza
 
O texto de Tiago 4:8 faz referência às pessoas que não tem firmeza. Lemos o seguinte: "Vós que sois de ânimo dobre"; a NVI traduz assim: "vocês que têm a mente dividida" e a NTLH as chama simplesmente de hipócritas.
Portanto, as pessoas de ânimo dobre são as que têm o coração dividido, o coração fingido.

Pessoas de ânimo dobre são aquelas que servem ao mundo, embora finjam servir a Deus, ou seja, uma parte do coração está voltado para Deus, mas a outra parte está voltada para o mundo.

Pessoas de ânimo dobre são pessoas que se mostram instáveis, ou seja, pessoas que tomam decisões hoje que prontamente revogam, desfazem, amanhã.

Pessoas de ânimo dobre são aquelas que as vezes querem ser amigas de Deus, mas na verdade, são mais amigas do mundo.

Mas Deus não aceita que tenhamos um coração dividido. Lemos isto no v.4: "Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus”.

Por isso que é necessário o passo da firmeza: resolva ser firme na fé, firme espiritualmente, firme na Palavra, porque esse, de fato, é um passo fundamental, para que alguém possa se achegar mais a Deus.



QUARTO DEGRAU: HUMILDADE E REVERENCIA.



Salmos 34.9 Temam ao Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Quando nos tememos ao Senhor ele nos direciona.



QUINTO DEGRAU: MATURIDADE



Temos que compreender o processo de amadurecimento no Senhor.

Quantos de nós já poderíamos ser mestres, comendo o alimento sólido e estamos nos alimentando de leite?? HB 5.12-14. Os alimentos sólidos são para amadurecidos na fé, e exercitando constantemente, nos tornamos aptos para discernir o bem quanto o mal.

CONCLUSÃO
 
Irmão, irmã: o que vai acontecer, à luz de Tg 4.8, se você se achegar mais a Deus?
Deus se aproximará de você! Temos que evoluir diariamente a imagem de Jesus ou voltamos a carnalidade. Crescimento, subir degraus, é vital nas nossas vidas. Para cada crente renascido, Deus dá uma dose de fé. (RM 12.3).

Para isso, realmente é preciso que você tenha Vontade, faça Renúncia e tenha Firmeza. Seja Humilde, Tema ao Senhor, procure o amadurecimento espiritual e busque a santidade. O Senhor se agradará dos teus caminhos e fará com que você possa subir os degraus.


Agora, em sua opinião, há pessoas que não sentem vontade de se achegar a Deus? ...há ou não? Há sim.
Você pessoalmente, tem tido o desejo de se aproximar mais de Deus?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO