sexta-feira, 13 de setembro de 2013

VIVENDO A GRAÇA NA FAMÍLIA

AFINAL DE CONTAS . . .
O QUE É A GRAÇA????

E, o que é a GRAÇA, aplicada na família?







LEIA (e, distribua para seus amigos).
Este é o nosso desafio: VIVER NA GRAÇA!!!!


Antes de mais nada, saiba que:
O maior interessado na sua felicidade é Deus.

"Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4, 10)

Para entender o sentido de viver na Graça, VEJA e reflita sobre os exemplos a seguir:
1 - Exemplo da viúva perseverante:

Sobre este ponto, há um exemplo interessante: uma senhora viúva tinha um filho único. Na fase da adolescência, começou, por influência de “amigos” a ficar até tarde nas boates e festinhas. No entanto, todas as vezes que voltava para casa, mesmo que fossem 3, 4 ou 5 hs. da madrugada, a mãe sempre ficava acordada a noite toda e o recebia com um abraço e um beijo e o tratava com muito carinho. Às vezes levava para o banheiro para que ele tomasse um banho e sempre despedia com uma boa noite e um beijo, cobrindo-o com o cobertor, na cama.
Passaram-se anos e o rapaz cresceu e não entrou nas drogas. Numa certa ocasião, alguém perguntou àquele homem, como que lê não se envolveu com drogas, sendo que todos os seus amigos da época se envolveram. Ele respondeu: “toda vez que tentava experimentar alguma droga, lembrava de minha mãe me abraçando e me abençoando e não conseguia tocar nas drogas."

Reflexões:

Não disciplinar os seus filhos pelo medo ou mexendo com os seus orgulhos. Mostre Jesus com calma. Isto é aplicar a graça na prática, dentro da sua família.
Retirar da educação dos filhos a forma de educar da lei: por exemplo: “se não fizer isto, vai apanhar”, nem utilizar de chantagem emocional para conseguirem com que seus filhos mudem seus comportamentos: “não seja burro, faça tudo que eu mandei”.
Os seus filhos devem fazer as coisas não porque eles vão ganhar alguma coisa se fizerem, ou porque serão castigados se não fizerem, nem se sentirem ofendidos pelos pais se se comportarem diferente do que eles querem.
Os filhos devem fazer tudo por amor.
Em sua família, use o parâmetro da graça, não o da lei.
A base para fazer o que é certo deve ser o desejo, e não, o fantasma da reprovação.
O foco dos pais deve ser principalmente o coração dos filhos, e não o comportamento exterior.
Os pais devem fazer criar a mente de Cristo nos seus filhos, e fazer seus filhos conscientizarem do Cristo erguido dentro de si e dentro deles também.
Veja uma tabela comparando a forma de viver na Lei e na Graça:



Vivendo na Lei
Vivendo na Graça
Os filhos de esforçam para serem aceitos e amados pelos pais
Na graça os filhos já são amados pelos pais, mas querem se esforçar para agradarem mais ainda os pais, pelo amor.
Os filhos fazem o que lhes é pedido
Na graça, os filhos fazem mais do que lhes é pedido, pois têm amor no coração.
O importante é o Comportamento.
O importante é o ser!
Na lei, comportamento externo é o que tem valor.
Na graça, o que importa é o que se passa dentro do coração. O mais importante não é se alguma coisa é feita, mas como fazemos e porque fazemos.
Importância demasiada na aparência
Ênfase no coração.



2 - Exemplo de PAVLOV:

Ivan Pavlov, cientista russo, elaborou, em 1903, o conceito de “reflexo condicionado”. Ele realizou uma experiência com cães que ficou muito famosa: Ele percebeu que quando alimentava os cães e ativava uma campainha, os cães salivavam e, quando ele retirou o alimento e apenas disparou a campainha, os cães, da mesma forma, salivaram, não mais por causa do alimento, mas, agora, pela campainha. Os cães foram, então, condicionados.

3 - Exemplo do rato:

Um rato olhou para outro em um laboratório e disse: “não olha agora, mas este homem de branco deve estar condicionado, pois toda vez que eu bato neste botão, ele me dá comida”.
Na nossa sociedade, os resultados é que são mais importantes. Os filhos são condicionados socialmente, como um cachorro domesticado, mas não são transformados interiormente.
Devemos buscar entender o que se passa no interior de nossos filhos, e não vendo apenas os seus comportamentos externos.



3 - Exemplo do piercing:

Este exemplo é ilustrativo para entendermos a visão da lei e da graça. Dentro da visão da graça, o problema maior do piercing não é o próprio piercing, mas a desobediência dos filhos de usarem piercing, mesmo contra a vontade dos pais. Da mesma forma, em relação ao Pecado de Adão, o problema estava muito mais na desobediência a Deus do que na própria fruta proibida.
Enquanto na lei ficamos apenas na superfície, na graça avançamos, indo mais fundo, resolvendo as coisas pelo amor e pela misericórdia.

4 - Jupira e Fabinho:

Um exemplo real é o de Fabinho. Fabinho era o filho de criação de Jupira. Jupira era metódica. Tinha horário para tudo. E, o Fabinho parecia um menino muito bonzinho e comportado. Era horário par estudar, para ler, para fazer as atividades domésticas, para comer, para tomar banho, para dormir. No entanto, quando Jupira morreu, Fabinho ficou perdido e virou um marginal, inclusive, mais tarde, sendo preso.

5 - Exemplo do menino rico que perdeu tudo:

   Existe o caso verídico, também de um morador de rua que nasceu no que podemos chamar de “berço de ouro”. Não me lembro do nome dele. Vamos chamá-lo de Ricardo. Ricardo era um menino que tinha tudo. Nem carinho lhe faltava. Ele era filho de um grande executivo. Mas se envolveu “falsos amigos” e entrou no vício. Morreu a sua mãe e, logo depois, o seu pai. Ele, embora tenha estudado nas melhores escolas de Brasília, passo a vender tudo que tinha (aquilo que recebera como herança, como apartamentos, carros, contas bancárias, etc.) e gastou tudo com drogas. Hoje está sem dinheiro e mora na rua. Alguns de seus falsos amigos conseguiram se afastar das drogas, mas não quiseram ajudá-lo.

Isto quer dizer que ele não recebeu uma educação que o preparasse para os perigos do mundo. Os pais deram a ele tudo que ele pedia, mas não deram a ele princípios e força espiritual para enfrentar o mundo.
Existe o ditado popular que diz assim: “não crio meus filhos para mim mesmo, mas para o mundo”. Bem, eu prefiro dizer que eu nem crio para mim mesmo, nem para o mundo, mas sim para Deus, pois eles, os filhos, na verdade não são meus. Os filhos não pertencem aos pais, nem ao mundo. Eles pertencem a Deus, e Deus tem um propósito na vida de cada um. E, a obrigação dos pais é a de cuidar dos filhos, que, na verdade pertencem a Deus. Deus nos dá este serviço e essa grande responsabilidade, que também é uma grande honra.

6 - Exemplo do Rogério:

Quero citar, para ilustrar este assunto, o caso real do Rogério (nome fictício). Rogério era o filho único de um casal. A mãe o mimava. O pai dele era alcoólatra e traía abertamente a mãe. A atitude da mãe foi isolar o filho do pai, destruindo a imagem masculina diante do filho, e criando o filho como se fosse mulher. Ela foi egoísta e usou o filho como apoio afetivo contra o pai. Não precisa dizer o que aconteceu. Rogério se tornou homossexual. Não por opção consciente, mas por ter uma visão sexual alterada pela mãe, diante daquela dramática situação.
A motivação da vida deve ser o coração do homem. A solução já foi dada: como somos salvos por meio da graça, assim também temos que viver pela graça. A salvação é dom de Deus, não por nosso mérito. Então a tolerância e o perdão devem estar no nosso dia a dia. Temos de aprender a doar. E, doar, não só dinheiro ou valores, mas a nós próprios, seguindo o exemplo de Cristo, que se doou a si mesmo, a ponto de morrer por nós.
Criar filhos e direcioná-los para Deus, e não domesticá-los para agradar a nós, nem aos outros, porque não nos pertence.

7 - Exemplo da filha grávida:

A filha chega em casa e diz que está grávida. O pai, por vergonha da vizinhança expulsa a filha de casa dizendo que ela não é mais sua filha.
Casos como estes aconteciam muito. E, ainda acontecem. Isto é um tipo de egoísmo, pois a filha, sendo abandonada, terá muito pouca chance de vencer na vida. Inclusive isto poderá comprometer gravemente o destino do seu filho. Sendo assim, o senhor, por amor a sua filha e ao seu neto, mesmo sabendo da vergonha que terá de passar, deverá, pela graça (e não pela lei), dar amor à sua filha grávida, abrigando-a em sua casa, e continuar ensinando-a os caminhos do Senhor.

8 - Mulher que não conseguia deixar o cigarro:

Também há o caso real de uma moça que estava numa igreja evangélica e não conseguia largar o cigarro. O pastor deu um prazo e disse que se ela não largar o cigarro, ela não poderia freqüentar aquela igreja. Findo o prazo, como ela não tinha conseguido largar ainda o cigarro, foi excluída da igreja. Mais tarde ela foi acolhida por um Centro Espírita, que lhe deu amor. Lá, ela conseguiu largar o cigarro.
Histórias que ilustram a doutrina da graça na vida prática do dia a dia:

9 - Exemplo do guarda de trânsito:

A moça furou o sinal de trânsito e o guarda pergunta: “a senhora não viu o sinal vermelho?”. Ela responde: “Eu vi, sim. Eu não vi foi o senhor!”.
Na lei há uma tendência pecaminosa nas pessoas de tentar burlá-la. E muitos tentam conseguir fazer o que querem sem quebrar a lei, mesmo que isto não seja justo ou moral.
Na graça não, o que importa não é fazer isto ou aquilo, mas se é justo ou moral. De certa forma, a graça é mais exigente do que a lei.

10 - Exemplo do marido cruel:

Um marido cruel tinha uma lista para a esposa cumprir todos os dias. E, ai da esposa se deixasse de cumprir um só item da lista. Bem, o marido morreu e ela se casou com um homem bondoso.
Um dia, mexendo as coisas antigas ela encontra um papel antigo com a letra do primeiro marido com a lista das tarefas que ela deveria fazer. Ela, então pode entender que ela faz diariamente toda esta lista para o marido atual, sem que ele lhe peça ou exija nada. Ela agora faz a mesma lista, e até mais, por amor. No marido antigo ela vivia pela lei. Agora, pela graça. Este, também, é um caso verídico.

11 - Exemplo da menina do colégio:

Havia uma menina que só tirava notas boas, pois era muito estudiosa. A direção da escola resolveu dar um curso extra para os alunos mais avançados da escola e chamou esta menina. Ela iniciou este curso extra, mas como era muito responsável, estudava muito e não conseguia desempenhar bem nas disciplinas normais junto com as disciplinas daquele curso extra especial. Suas notas começaram a baixar. A menina pediu para sair do curso extra. A direção da escola resolveu chamá-la e mudou a estratégia. Disse para a menina que ela não precisava de nota para passar neste curso extra, e que as notas do curso regular já eram suficientes para ela passar. Sabem qual foi o resultado? Ela teve um desempenho maravilhoso tanto no curso regular, quanto no curso extra. Como a preocupação da nota tinha passado, ela passou a estudar por prazer, com o objetivo de aprender, e não de tirar nota e seu desempenho aumentou muito. A escola saiu da ótica da lei e passou para a ótica da graça e os resultados apareceram. Trata-se de fatos verdadeiros.

Complementação: O amor e o perdão:

Devemos agir com tolerância e perdão. Muitas vezes, os nossos filhos não merecem o nosso amor.
Mas, nós também não merecemos o amor de Deus! E, Deus nos ama mesmo assim! E Deus quer a nossa mudança para o nosso próprio bem!
Devemos pastorear o coração dos filhos:
Mostrar o amor de Deus por nós
Ensinar o padrão de Deus
Conduzir os filhos ao arrependimento diante de Deus
Ter sempre como parâmetro o amor e a bondade
Pensar que sempre haverá no coração de Deus acolhimento.
Assim, também no nosso coração.

Então . . . vivendo na GRAÇA:
  • Nossa vida fica mais LEVE!!!
  • Produzimos muito mais para o Senhor!
  • Conseguimos fazer as pessoas MAIS FELIZES!
  • Recebemos mais frutos que permanecem!
  • CRESCEMOS a cada dia! (para o nosso bem e dos que convivem conosco)
  • Recebemos e transmitimos SAÚDE física, emocional e espiritual!
  • Nos aproximamos mais de Deus!
  • Nos tornamos mais capazes de AMAR e SERMOS AMADOS(AS)
  • Somos FELIZES!!
"Nós amamos, porque ele nos amou primeiro." (1 João 4, 19)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO