segunda-feira, 11 de julho de 2011

OCUPANDO OS ESPAÇOS QUE A VIDA NOS OFERECE PARA CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS: Ministrante: Irmão ARISTON: Dia 11 de Julho de 2011

Culto do dia 11 de Julho de 2011, no AUDITÓRIO do Ed. Sede dos Correios, das 12:30 às 13:30hs.

(Relatado por Salomão)



Ministrante: Irmão ARISTON, LÍDER do GECOR na Universidade dos Correios.

Tema: OCUPANDO OS ESPAÇOS QUE A VIDA NOS OFERECE PARA CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS.

Versículo base: JOÃO 4:35
"Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa."
----------------------
Relato:
 
Irmão Uílian leu o Salmo 69, versículos de 1 a 3:
1   Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras.
2   Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia.
3   Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.
Entoamos alguns cânticos em louvor e adoração a Deus, o irmão Salomão orou pelo ministrante da Palavra e o irmão Ariston iniciou sua pregação, com os seguintes pensamentos principais:

I - Jesus nos ensina a ficarmos firmes em nossa missão:
Jesus tinha uma missão específica que era estabelecer as bases para o seu Reino aqui na terra. E, desta missão ele nunca se afastou. Ele não perdeu a direção e sempre estava trabalhando para alcançar os seus objetivos.
Apoio bíblico:
1 - Jesus, desde criança já se dedicava às coisas espirituais. Aos 12 anos, estava no templo, em vez de fazer as coisas comuns de uma criança.
2 - Ao multiplicar os pães, uma multidão quis coroá-lo, mas Ele não aceitou, porque não queria desvirtuar o propósito de seu ministério. Ele disse "o meu reino não é deste mundo"
3 - Após conversar com a mulher samaritana, seus discípulos vieram indagá-lo sobre comida. Veja a passagem: (João 4, 31-34)
31   Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come!
32   Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
33   Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?
34   Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
Jesus, mais uma vez, mostra que seu pensamento está na obra de Deus e não em comida ou bebida ou coisa deste mundo!


Jesus visava ao empreendimento espiritual e não empreendimentos deste mundo!
Era como uma obra de semeadura, onde o terreno é o coração; e a semente, a sua preciosa Palavra!
Isaías 55,11:   "assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei."

II -  As três aprendizagens do texto base: (João 4, 35):


"Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa."


1 - VISÃO: Jesus nos convida a ter visão espiritual da vida:
Ele diz: "erguei os olhos e vede os campos".
É necessário que tenhamos visão espiritual da situação! Visão mais ampla, além das denominações!
O projeto de Deus não faz acepção de pessoas (o texto base vem logo a seguir do diálogo com a samaritana).
O projeto de Deus é audacioso...grande!!!!
Devemos olhar "os campos" (pessoas) e ver com a visão de Jesus! E, perceber a vastidão do trabalho a ser realizado!
2 - CONSCIÊNCIA: Jesus nos chama a atenção pela gravidade da situação!
Ele quer que produzamos frutos de valor eterno. Estes frutos são preciosíssimos porque produzem efeitos eternos!
Veja o versículo 36: "O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro." (João 4, 36)
e João 15, 16b  "e o vosso fruto permaneça".
Devemos ter consciência da necessidade do trabalho de semear e de colher! São vidas humanas! O nosso trabalho, quando feito tem repercussão eterna na vida de quem recebe!
3 - NOÇÃO DO TEMPO: A URGÊNCIA!
As pessoas têm a tendência de PROTELAR as coisas!
O momento da ceifa É HOJE!
Deus tem pressa!
Não custa repetir o versículo:
João 4, 35:
"Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa."
A ceifa é agora! E, não daqui a quatro meses!
Quando Jesus viu Zaqueu em cima da árvore disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa." (Lucas 19, 5b)

Veja que Jesus usa a expressão "desce depressa". Jesus tem pressa em fazer o bem!
Muita gente diz: "Quando aposentar, eu vou dedicar a missões" ou "depois de me desocupar eu vou fazer a obra de Deus" Isto não funciona! Não devemos protelar, pois Deus tem pressa para salvar, libertar e fazer o bem!
O projeto de Deus é hoje!
E, muita gente gasta dinheiro com seu cachorro em pet shopping, mas coloca a obra de Deus em prioridade bem baixa!
Priorizemos o Reino de Deus!
Vamos ver as coisas com o olhar de Jesus!


III - O olhar de Jesus para o potencial humano:

Jesus via além do que as pessoas vêem!
Vamos ver as coisas com o olhar de Jesus!
Pedro era um simples pescador, mas Jesus o via como um apóstolo!
Maria Madalena era considerada como uma prostituta, mas Jesus a via como uma missionária!
Devemos andar pelas coisas QUE CREMOS e NÃO pelas QUE VEMOS!
Moisés tinha uma visão AMPLIADA! "Via" a terra prometida"
Assim como Abraão, que olhou as estrelas!



IV - Conclusão: Vamos pedir a Deus VISÃO, CONSCIÊNCIA e NOÇÃO DE URGÊNCIA!


Talvez devêssemos pedir a Jesus o segundo toque, para ver as coisa melhor, assim como Jesus via e vê!

Marcos 8, 22-25:
22   Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse.
23   Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?
24   Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando.
25   Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.



Neste momento, o irmão Ariston orou e abriu oportunidade aos comentários dos irmãos.

O irmão Charles disse que devemos transformar a nossa VISÃO de nós mesmos e dos outros. Em relação a nós mesmos, é muito importante que a nossa identificação, isto é, a nossa visão de quem somos, não seja baseada no que as pessoas dizem ou pensam que somos, mas sim, em como Jesus nos vê e em como Jesus pensa de nós!
Em relação aos outros, o irmão Charles disse que quando acreditamos no POTENCIAL de uma pessoa, a nossa obra não é só em relação àquela pessoa, mas também a obra que aquela pessoa que você acreditou fará!
Há um efeito multiplicador! Cada pessoa que desenvolve seus potenciais se torna um novo trabalhador do Reino, que irá, por sua vez, realizar mais ainda a obra em outras pessoas e assim por diante.
Então: VALE a pena acreditar no potencial das pessoas!


O irmão Salomão ressaltou a questão da CONSCIÊNCIA! Que muitas vezes temos certeza de algo e queremos transmitir para os outros nosso conhecimento, mas, se a pessoa não tem a consciência da importância daquilo, é muito difícil! Há uma diferença entre se entender intelectualmente alguma coisa e ter consciência firme daquilo. E, cada um tem a sua própria consciência. Devemos orar e continuar ensinando até que as pessoas tenham consciência das coisas espiritual, especialmente a necessidade de salvação humana de uma pessoa perdida!


O irmão Adauto ressaltou que a passagem se referia a CEIFA. Em uma outra passagem, Jesus conta a parábola do semeador. Agora ele estava enfatizando a ceifa. Adauto disse que a obra de semear é de Deus e a nossa é mais fácil: a de semear.

Uma irma ponderou que Deus arregimenta homens tanto para semear quanto para ceifar!

E, Adauto: sim, mas é Deus que provê as pessoas para semear e para ceifar.


Irmão Charles disse que em João 4, 37: "Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro." vemos que Deus levanta cada pessoa para um propósito na obra!
E deu o exemplo do GECOR, dizendo que a irmã Ana Cláudia que foi dirigente do GECOR fez uma obra! Ele, irmão Charles, fez outra e, o irmão Salomão está fazendo outra parte, cada um para continuar o trabalho e cumprir o propósito de Deus.


O irmão Salomão disse que chamou muito a atenção dele as palavras "protelar", "ter pressa", "olhos de Deus"!
Deus tem pressa! Ele vê a dor do aflito e quer libertá-lo o quanto antes! 


Irmão Adauto disse que não devemos fazer a obra de Deus sem ter certeza de que Deus nos chamou para tal!
O irmão Salomão disse: "se por acaso virmos um cavalo caído num buraco o que faríamos? Oraríamos por ele e esperaíamos que alguem o tire do buraco ou tiraríamos imediatamente daquela situação dolorosa?"
E: "Se a gente visse um morador de rua no relento do frio, iríamos deixá-la lá ou a retiraríamos, imediatamente, daquele sofrimento?". "Cada noite que aquela pessoa passar no frio será mais uma noite de sofrimento" "Devemos deixá-la sofrer mais uma noite, ou retirá-la imediatamente do frio?"
Da mesma forma: é muito perigoso você deixar de pregar para alguém e a pessoa morrer no dia seguinte sem a salvação que só Jesus pode dar!
Como disse o apóstolo Paulo (Rom. 10, 13-14): Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?"

O irmão Adauto disse: "Se Deus te chamou..." E, o irmão Salomão: "Sim, Deus me chamou:
Marcos 16, 15:  "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura."
E, chamou todos os seus discípulos, mas, para atender precisamos pedir a Deus visão, consciência ou noção de urgência para tal.


Depois disso, formamos um círculo de mãos dadas e oramos por vários motivos.


O irmão Ariston proferiu a bênção apostólica e encerramos o culto.













Um comentário:

Coloque o seu COMENTÁRIO