quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31 DE OUTUBRO: DIA DA REFORMA OU HALLOWEEN?

O DIA 31 de Outubro não é o dia das bruxas ou o hallowen.
31/10 é o DIA INTERNACIONAL DA REFORMA.
Não podemos esquecer disso!

Neste dia, em 1517, há 495 anos, o Doutor em Teologia Martinho Lutero, afixou no Castelo de Wittenberg, na Alemanha, as famosas 95 teses.
Isto deu inicio a um processo que culminou com quebra do monopólio da consciência humana pela igreja católica.
Digo da consciência humana, pois todos eram obrigados a serem católicos, senão eram considerados hereges!
E, todos eram proibidos de ler a Bíblia, exceto raríssimas autoridades escolhidas pela cúpula da igreja católica.
Havia venda de indulgências (perdão), venda de cargos eclesiásticos, poder papal político e religioso desmesurado, imoralidade, venda de relíquias, adoração de imagens, medo do inferno. (Em off: estas coisas ainda existem, hoje)
E, Lutero questionou tudo isto!
Arriscou a sua vida (pois quase foi para a fogueira). Mas, resistiu até o fim!
E, foi vitorioso!
E, a HISTÓRIA DA HUMANIDADE TOMOU UM NOVO RUMO! De liberdade religiosa, liberdade de pensamento, democracia, respeito a pensamentos divergentes.
E, a Reforma continua, até os dias de hoje. Há muito o que fazer!

Então, 31 de Outubro deve ser UM MEMORIAL! Um dia marcado em nosso calendário como extremamente importante para a história da humanidade: o dia da LIBERDADE, DA LIBERDADE E DA FÉ!

A seguir um pequeno esboço sobre os ensinos principais de Lutero e a Reforma:

A) Ensinos Fundamentais:

I.    CRISTO NO CENTRO
II.    LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
III.   AUTORIDADE DO ESPÍRITO SANTO ACIMA DA AUTORIDADE HUMANA
IV.  SALVAÇÃO PELA FÉ (Romanos 1, 17)
V.  AUTORIDADE DA BÍBLIA
VI.  VALOR DA VERDADE ACIMA DAS CONVENÇÕES
VII. AS 5 "SOLAS":
1.    SOMENTE A ESCRITURA
2.    SOMENTE CRISTO
3.    SOMENTE A GRAÇA
4.    SOMENTE A FÉ
5.    SOMENTE A DEUS GLÓRIA
VIII.      SACERDÓCIO UNIVERSAL
IX.  BÍBLIA ACESSÍVEL A TODOS

B) Outros ensinamentos e ações de Lutero


I.    Lutero traduziu a primeira bíblia para o alemão
II.    Lutero não era revoltoso. Ele não queria se separar da igreja católica romana. Foi forçado a isto, quando foi excomungado. Ele queria apenas reformá-la.
III.   Buscou uma reforma mínima possível. Tentou negociar com a igreja católica, para evitar a separação, mesmo depois de sua excomunhão.
IV.  Lutero compôs músicas (Hinário Evangélico)
V.  Em conjunto com os primeiros reformadores, elaborou o primeiro credo evangélico, com teologia sistemática reformada.
VI.  Lutero buscou reformar a igreja católica para que ela voltasse aos ensinos bíblicos. Ele não tinha como objetivo criar outra religião, mas sim corrigir os rumos da religião cristã existente.
VII. Lutero lutou contra erros e distorções, como:
1.    Venda de indulgências: Naquela época era vendido um documento que dava perdão total assinado pelo papa. Conforme a quantia desembolsada, o perdão abrangia a própria pessoa, a sua família e até os parentes mortos que estavam, de acordo com o ensinamento da igreja católica, sofrendo no purgatório.
2.    Existência do purgatório, região de sofrimento e purificação, depois da morte.
3.    Uso de relíquias: Cada reino, ou igreja era detentor de relíquias como pedaço da cruz, resto do vinho usado na ceia, pedaço do tecido de um santo, etc. Era ensinado que se alguém tocasse nestas relíquias, ou ajoelhasse em frente a elas, teriam um percentual de seus pecados perdoados.
4.    Proibição da leitura da Bíblia:
5.    Proibição de interpretação da Bíblia. Só uma cúpula da igreja podia interpretá-la.
6.    Doutrinas baseadas não só na Bíblia, mas também em tradições e em autoridade (de cátedra)
7.    Culto a imagens
8.    Desrespeito a opiniões divergentes.
VIII.      Lutero desenvolveu o primeiro catecismo infantil, pós reforma.
IX.  Lutero arriscou sua própria vida pela VERDADE!

A Reforma Protestante
Texto de Rev. Reginaldo Carvalho
 
“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito:
mas o justo viverá da fé” (Rm 1.17)

Martinho Lutero nasceu em 1483, em Eisleben, Alemanha. Seus pais eram camponeses e viviam de modo simples. Sua infância foi marcada por rígida disciplina e austeridade. Suas experiências na infância, naquele lar, certamente ajudaram a formar o tipo de caráter necessário para tamanha obra a qual Deus havia designado para ele.
Antes de completar 22 anos, Lutero ingressou num mosteiro agostiniano em Erfurt. Lá desenvolveu ainda mais o seu espírito religioso e questionador. No afã de encontrar paz com Deus dedicou-se à igreja e às boas obras, mas nada mudou em sua vida; não havia paz. Seu superior eclesiástico recomendou-lhe à leitura dos místicos da Igreja, crentes do passado que cultivaram a piedade, a fé e a religião através de jejuns, oração, meditação e isolamento. Também não surtiu muito efeito. Então, ele é enviado a Wittenberg a fim de estudar as Escrituras. Ele consegue seu doutorado em teologia em 1512.
Sendo monge, ele possuía uma certa cultura e conhecimento bíblicos; sabia e recitava de cor o saltério inteiro, ou seja, os 150 Salmos de nossa Bíblia. Como doutor em teologia, conhecia a Bíblia mais profundamente que os demais monges.
Não foi propriamente na teologia que ele encontrou o alívio para sua alma e as respostas que trariam descanso e paz com Deus, mas nas Escrituras Sagradas. Em 1515 ele começa uma série de conferências sobre a carta aos Romanos. Um versículo em especial tocou-lhe: “porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: mas o justo viverá da fé”. Segundo o próprio Lutero afirmou, tais palavras não lhe foram agradáveis nem fáceis de entender em princípio. Ele tinha uma herança teológica diferente do Evangelho de Jesus Cristo. Sua religiosidade e fé baseavam-se no esforço humano, nos ritos, cerimônias e datas especiais. Pela iluminação do Espírito Santo ele entendeu paulatinamente que a justiça de Deus revelada no evangelho é Jesus Cristo, o mesmo que pagou o preço de nossos pecados. Agora, nós apenas precisamos receber este presente de Deus através da fé.
Vários outros fatos corroboraram para a reforma protestante do século XVI. Certamente questões sociais e políticas estão inclusas, mas, nem de longe são as mais importantes. O redescobrimento da Palavra de Deus e da doutrina da justificação pela fé foi o estopim da reforma.Outro fato importante diz respeito à corrupção a qual a Igreja Romana estava inserida. Indulgências, compra e venda de bênçãos, da salvação e até de cargos eclesiásticos somavam-se ao imenso mar de lama daquela Igreja.
Um episódio marcante na vida de Lutero foi sua ida a Roma. Ele esperava encontrar o paraíso na terra, mas não o encontrou na sede de sua religião. Juntando este fato, os pecados da igreja, o distanciamento do povo das verdades do Evangelho e, principalmente, a iluminação que o Espírito Santo outorgou-lhe por intermédio da leitura das Escrituras, no dia 31 de outubro de 1517, ele afixou no castelo de Wittenberg suas 95 teses que denunciavam os erros e abusos daquela Igreja.
Lutero não foi o único reformador. Sua contribuição, entretanto, é magistral. Junto a Lutero, temos Calvino, John Knox, Ulrico Zwinglio, entre outros. Homens importantes que, movidos pelo amor ao Senhor, Seu Reino e Seu Evangelho, foram os instrumentos que Deus usou para nos livrar do obscurantismo da fé e da ignorância das verdades eternas de Deus.
Ao Senhor toda a Glória pela reforma que, antes de ter sido patrocinado pelos homens, foi movida pelo Espírito Santo.

Sobre, Halloween, veja o artigo a seguir:
HALLOWEEN:

A Festa que destrói nossos princípios e a nossa fé. Você sabe o que se celebra nesse dia? Certo dia uma menina viu umas letras em um cardápio de um restaurante chinês, e gostou muito das suas formas, então resolveu imprimir em uma de suas camisetas. Depois de muito tempo usando esta camiseta sem saber o significado, um amigo que falava chinês lhe disse o significado das letras, era o seguinte: BARATA, MAS BOA.  A menina estava se oferecendo por muito pouco sem saber, essas coisas acontecem quando fazemos algo sem saber o seu significado, assim como acontece com o Helloween. A cada ano se espera que a festa do Helloween venha com mais força, os comerciais de televisão ficam repletos das cores abóbora e preto e mais bruxas, demônios fantasmas, gatos negros monstros, etc...Preparam esses disfarces para celebrarem a festa, mas será que sabem a sua origem?
DEFINIÇÃO DE HALLOWEEN:
Nome derivado de "All Hallow Eve" ou "Véspera do dia de todos os Santos" e se celebra na noite de 31 de Outubro.
ORIGEM:
Se deriva dos ritos dos Druidas (Sacerdotes de tribos européias chamadas Celtas) para celebrar o dia em que Samán, o deus dos mortos, invocava os maus espíritos a reunir-se na ultima noite do ano para examinarem o futuro e lembrarem dos seus antigos lugares na terra. Quando os romanos conquistaram os territórios dos celtas, especialmente na Escócia e Irlanda aderiram a esta festa, o festival romano "A Colheita" que realizavam em 1º de novembro em honra de Pomona a deusa das arvores frutíferas e mudaram sua celebração para 31 de outubro.
COSTUMES:
Na religião dos celtas, se cultuava numerosos deuses dentre objetos naturais como arvores e lagos, seus sacerdotes os druidas que geralmente eram adivinhos , magos, ou bruxos , costumavam fazer grandes fogueiras, no halloween aparentemente com propósito de proteger-se dos maus espíritos. Outros costumes de influencia romana que ainda persiste e o divertir-se com frutas, tal como pescar maças com a boca em recipiente com água, ou de fazer esculturas com abóboras ocas, e acender velas dentro delas.Gradualmente a festa do inicio do outono adquiriu uma característica sinistra. Se crê que nesse dia fantasmas, fadas, bruxas, demônios de todas as classes e duendes rondavam por ali. Era o tempo favorável para aplacar os poderes sobrenaturais. Assim mesmo se cria que o helloween era o dia mais apropriado para todo tipo de adivinhações sobre casamento, sorte, saúde e morte. Este era o dia em que de uma maneira especial os pagãos invocavam a ajuda do diabo para esses propósitos.
Meados de 43 a.c os romanos conquistaram os celtas e converteram a ilha em uma província romana, mais tarde chegou o catolicismo romano. A festa pagã de Samám influenciou a festa do "dia de todos os santos" (All hallows Eve) que se celebra no mesmo dia. Lentamente "All Hallow Eve", deixou de ser uma festa religiosa e se tornou uma festa secular em que algumas práticas e disfarces com esse sentido sinistro se desenvolveram. Havia nascido o Halloween. Na Escócia, alguns jovens se reuniam para "Jogar", jogos em que adivinhavam quais deles iam casar no ano seguinte e em que ordem. No final do século XIX imigrantes Irlandeses introduziram a festa de Halloween nos EUA.
A comercialização desta "festa" foi iniciada principalmente pelos comerciantes americanos buscando a ganância econômica pela venda de doces, fantasias, selos, pôsteres, etc, utilizando neste dia em forma "velada e inocente" ritos e costumes derivados de cultos a Satanás, espíritos malignos e deuses pagãos. O povo brasileiro havia permanecido alheio a isto, mas nos últimos anos se tem infiltrado muitos costumes americanos, entre eles o Halloween que agora está difundido. O inglês "Trick or treat" (doce ou travessura) tem degenerado em um ditado: "Triki, Triki, Halloween", em que as crianças vão de casa em casa pedindo doce; se não lhes dão doce e as vezes ainda que lhes dêem picham paredes, quebram janelas, floreiras, etc. As festa de Halloween por sua aceitação e popularidade está se tornando uma tradição que todos celebram, muitas vezes sem saber o por quê!
PROVAS:
Está comprovado que a noite de 31 de Outubro na Irlanda, EUA, México, Brasil, e em muitos outros países se realizam missas negras, sessões espíritas e outras reuniões relacionadas com o mal, aproveitando que uma infinidade de espíritos malignos são invocados livremente em todo o mundo. Deuteronômio: 18:10-12a "Não permitam que se ache alguém entre vocês que queimem em sacrifício o seu filho ou sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique a magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria, ou façam encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica estas coisas".
PRATICA:
Atualmente os jovens, adolescentes e crianças (o que é mais triste), celebram o Halloween vestidos de diabos, bruxos, mortos, monstros, vampiros, e outros personagens relacionados principalmente com o mal. Normalmente os sacos que levam para os doces tem desenhos com cara de abóboras, gatos pretos, caveiras e colocam a frase: Halloween, noite das Bruxas.
REFLEXÃO:
Certos que Deus é um Deus zeloso e que todo o relacionamento com bruxos, mortos, feiticeiros, é abominação contra Ele e sabendo que Halloween é um costume "importado" de outras nações, derivado da adoração ao deus dos mortos, e a deusa das árvores frutíferas: Continuaremos permitindo que nossos filhos se contaminem com "celebrações" que não agradáveis diante dos olhos de Deus, que corrompem os costumes cristãos, nossos valores e bons costumes? Será possível que os Testemunhas de Jeová tenham as suas convicções tão firmes que surpreendentemente uma criança do primário não saúda a bandeira por que é uma idolatria sem temer a um castigo, e nós os cristãos somos tão flexíveis que aceitamos tudo que nos oferecem e adaptamos, sem discernimento ainda que em detrimento de nossos valores cristãos, de nossa fé, e não nos levantamos para protestar e ainda os apoiamos mandando nossos pequenos para a "Festa das Bruxas" organizada por suas escolas? Muitos pais de famílias cristãs tem dito a este respeito: "é que meu filho tem muitas ilusões e como todos seus amiguinhos já tem sua fantasia... então..." A carta aos Efésios 6:4 nos diz: "Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor". Que aplicável e atual ressoa a voz de Deus através do profeta Ezequiel 11:12: "E vocês saberão que EU SOU O SENHOR, pois vocês não agiram segundo os meus decretos nem obedeceram às minhas leis, mais se conformaram aos padrões das nações ao seu redor".
DISCERNIMENTO:
Para poder discernir se devem os filhos de Deus celebrar uma festa que envolve os bruxos, é necessário que paremos para pensar: O que é um bruxo?: um servo do diabo. Alguém pode dizer: "o diabo não existe". Temos ouvido muitos dizerem isto, mas sem dúvida é a maior besteira que se tem ouvido, e quando alguns cristãos dizem: "o diabo não existe, mas é o bem e o mal que está dentro de cada um". Quando um não cristão o diz, podemos compreender, pois se aos seus olhos Deus não existe é lógico que pensem que o diabo também não existe, mas isso nos lábios de um cristão nos deixa surpresos, pois, está chamando Jesus Cristo de mentiroso. Jesus Cristo se referiu ao diabo como seu supremo inimigo, se apresentou a Ele para tenta-lo (Mt. 4:1-11). Ele o expulsou de várias pessoas (Lc. 6:18), etc. Se o diabo não existe, então Jesus Cristo era um paranóico com complexo de perseguição. Os cristãos que dizem que Satanás não existe, deveriam pensar duas vezes.
PARA MEDITAR:
Só se celebra o que se admira ou o que se quer. Não há ninguém que celebre um dia dedicado a seu inimigo. Só os nazistas celebram a Hitler; os judeus não o celebram porque foi seu inimigo, seria o cúmulo se os judeus celebrassem o aniversário de Hitler. Será lógico que nós cristãos celebremos aos que tem consagrado sua vida ao diabo? É correto que os filhos de Deus comemorem aos servos do inimigo de seu Pai?
RESPONSABILIDADE:
Aos pais de família cabe esta responsabilidade de instruir, guiar e orientar os seus filhos em todos os aspectos, especialmente nas áreas espiritual e moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO