terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coração de Pai! Culto do dia 29/08/2011. Missionário Salomão

Culto. Dia 29/08/2011. Edifício Sede dos Correios, Sobreloja, das 12:30 às 13:30hs Auditório!

Pregador: Missionário Salomão, Líder do GECOR

1 - Tema:   Coração de Pai!
2 - Versículos Bíblicos base do tema: João 10, 3-14
3 - Pequeno resumo do tema abordado!:
Ser pai é uma grande missão. Mesmo os que ainda não se tornaram pais, e até mesmo as mulheres, em muitas circunstâncias são chamados a exercer a função de pai. Sendo assim, vamos aprender com o nosso Pai perfeito celestial este profundo mistério.

1 – A Importância de ser pai

  • É muito importante ser pai!

A autoridade do pai é proporcional à sua responsabilidade!
E, a responsabilidade, proporcional à sua importância!
Afinal são vidas humanas (de valor infinito, maior do que o mundo) que estão em suas mãos.

  • Ser pai é fonte de satisfação: o ser humano se sente feliz quando é útil.

Podemos ser úteis não só como pais, mas também em diversas áreas de nossas vidas, ajudando alguém, pastoreando, visitando, discipulando, orando, tomando conta, pastoreando. Se pai é uma das formas de ser útil ao ser humano. E, quando somos úteis, nos sentimos felizes!

  • Ser pai é uma missão.

Devemos encarar “ser pai” como uma missão, ou “obra de Deus” e não em algo que estivesse atrapalhando a obra de Deus.  Cuidar da família faz parte da obra de Deus. Depois do Senhor Deus, a nossa família deve vir em primeiro lugar em nossas vidas!
Há pessoas que freqüentam e atuam na igreja. Mas, isto não tem valor, se elas não cuidam de suas família. Deus não recebe as orações e ofertas, se a pessoa negligencia sua família.

Este versículo mostra que é imprescindível ter cuidado com sua família:

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1 Timótei 5, 8)






2 – Os atributos de Deus como pai, e do ideal do pai, dentro da família:

  • Segurança (sentimento) e Proteção: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10, 11)
Não há nada melhor do que saber que o Deus todos poderoso, criador do céu e da terra se preocupa com você e é capaz de dar a vida por você para te proteger do inimigo e dos efeitos do pecado.
Davi arriscou a sua vida para proteger suas ovelhas quando era um pastor. Deus viu isto e o habilitou a ser o pastor de  uma família maior. Mas, para isto, ele teve de ser submetido a um outro teste, lutando contra Golias, o gigante e experimentado mercenário. Davi arriscou a sua vida para proteger o seu futuro rebanho, pois caso ninguém lutasse com Golias, Israel seria massacrado pelos filisteus.
Jesus também morreu pelas suas ovelhas, defendendo-as da condenação do pecado e capacitando-as a vencer o inimigo.
Pergunta: será que temos este amor pelos nossos filhos a ponto de dar a nossa vida por eles, se for necessário?
  • Provimento: “O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará” (Salmo 23, 1)
Deus é quem cuida e alimenta suas criaturas; E, muito mais aqueles que se entregam a Ele como filhos. Deus está no controle de tudo.
Os pais são os provedores de sua família, mas Deus é o provedor dos provedores.
Devemos confiar que Deus nos proverá todas as nossas necessidades e de nossa família.
  • Acolhimento e Aconchego: No presente: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6, 37)
E, no futuro: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.” (João 14, 2)
Se Deus é tão acolhedor, por que não nós? Por que as pessoas tanto se machucam? Por que inventam argumentos, até religiosos, para inferiorizar ou segregar os que estão próximos?
  • Estrutura:  “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." (Mateus 11, 28-30)
O pai é a estrutura da família! Por isto, muitos pais consideram esta responsabilidade como um grande peso. Diante disso, não suportam a pressão e buscam fugas.
Mas, se confiarmos em Jesus e repartirmos com Ele as nossas preocupação e responsabilidades, tudo fica mais leve.
  • Confiança: “e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” (João 10, 4)
  • Intimidade: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!” (Romanos 8, 15)
  • Liderança: “Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10, 45).
“Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;” (Marcos 10, 43)
Ter sabedoria para tratar de cada situação no tempo certo, utilizando as palavras certas. Buscar fazer tudo com zelo e carinho. Ser o líder que serve, isto é: aquele que provê aos seus liderados o que eles precisam e não o que eles querem. E, busca o crescimento dos seus liderados e não sufocá-los os torná-los dependentes.
  • Comando:
A vida não anda para trás! Ficar parado é perecer! O planejamento é obrigatório, para quem ama a família e quer que a família não fique andando em círculos, mas sim que chegue a algum lugar. Há a necessidade de se tomar decisões. O líder deve indicar o caminho! A família confiar e seguir. Grande é a responsabilidade. Se houver erros, corrigi-los, mas não deixar de planejar e empreender esforços para alcançar os objtivos.


  • Modelo:
Cuidado, pois os seus filhos estão te observando! Da mesma forma, o pastor ou o artista! Se um pastor cai, milhares de pessoas podem cair com ele. O que um artista fala, milhares de pessoas seguem. E, a forma que o pai se comporta é seguido pelos seus filhos! Os filhos percebem as contradições entre o que os pais falam e o que eles fazem ou são. Quando alguém comete um pecado quando é solteiro, este pecado é multiplicado quando tem filhos, pois, querendo ou não, os pais são modelos para seus filhos.
  • Sacerdócio: É sua a responsabilidade de ministrar espiritualmente sobre a sua casa!
  • Intercessão: Da mesma forma que Abraão afastava as aves de rapina que queriam devorar suas ofertas, os pais devem defender sua família dos ataques do inimigo. Pois aquelas ofertas de Abraão significavam a herança de sua família. As aves de rapina significam os ataques do inimigo para retirar as bênçãos da família.
Abrão, porém, as enxotava. (Gênesis 15, 11b)
  • Ensino: efeito forte! (evite de bater)
“tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Deuteronômio 6, 7)
Este texto nos ensina que devemos ensinar os nossos filhos sobre a Palavra de Deus em todas as circunstâncias. Não somente levá-los na igreja. Há pais que nem mesmo isto fazem. Mas, que tudo seja oportunidade para ensinar os seus filhos sobre Deus.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22, 6)
Tenha força, pais, porque a semente que vocês plantam hoje, hão de frutificar algum dia! Não desistam! Continuem a semear. E, seus filhos guardarão suas palavras para sempre. Mesmo que isto não fique aparente no momento!
  • Empatia: Um caso que ouvi, de uma moça que contava que ela viu o seu pai traindo sua mãe com uma amante. Da mesma forma, o seus dois irmãos. Esta moça disse que este fato causou profundos problemas psicológicos nela e nos seus irmãos! As pessoas pensam que não! Pensam que uma criança que vê o pai traindo a esposa não afeta os filhos. As novelas banalizam as separações, como se fossem coisa normais. Mas, não é! Quando um filho ou filha vê uma traição ou o pai bêbado, ou maltratando sua mãe ou vice versa, por mais que a mídia diga o contrário, isto causa enormes problemas emocionais em seus filhos. Porque há a empatia natural entre pais e filhos. Os filhos tem os pais como modelos! Os pais não podem fazer tudo que querem1 Há uma grande responsabilidade em tudo que fazem!
  • Acompanhamento pessoal:” “e ele chama pelo nome as suas ovelhas” (João 10, 3b)
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10, 14)
O Pai deve fazer um esforço e sair de seu trono e participar. Isto significa: os pais deve aprender a CONHECER OS SEUS FILHOS. Coloque-se no lugar deles! Tente pensar como eles pensam! Verifique as peculiaridades de cada um, como Deus faz conosco. Deus é um Deus pessoal. Nós também temos de ser, tratando cada filho de forma diferenciada, sem privilegiar nenhum deles, mas tratando-os como se dissesse: eu conheço o que se passa em seu coração, eu te amo. Os pais devem acompanhar os seus filhos. Não se distancie deles. Saia de seu trono. Muitas vezes os pais acham que estão fazendo a coisa certa. Acham que sabem muito. Na verdade, sabemos muito pouco e temos de ser humildes e aprender. Busque conhecer seu(sua) filho(a). Tente entender sua linguagem!
  • Orar:
Se você não sabe o que fazer e as coisas não estão andando como você quer, não se desespere! Ore! Ore! Ore!
E, seja humilde! Pergunte a Deus o que fazer e Ele te responderá. Tenha paciência. Deus quer o seu bem! Ele te responderá. Por pensamentos, pelas circunstâncias, por vários meios, mas Ele te responderá e te orientará. Seja humilde para ouvir. E, creia e descanse no Senhor! Faça a sua parte e confie!

Sobre a Mulher: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Provérbios 14, 1)
Falamos do Pai. Mas, e a mãe ou a esposa? Além de também colaborar em tudo isto que citamos, pois o trabalho é em conjunto, ela tem a função de alimentar e fortificar o lar. Ela deve fazer crescer, edificar! Edificar até a autoridade do marido, honrando-o e amando-o. E, colocando os filhos para frente, para que se sintam amados e valorizem seus pais. A esposa, deve pedir sabedoria a Deus para edificar o seu lar!

Ser pai, então é UMA MISSÂO         Restabeleça a figura de pai (verdadeiro e bom) tendo como modelo o Senhor!
Ore, ore, ore!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO