segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"A vida pelo Espírito" Culto de 08/08/2011 Pregação Irmão Jônathas

Pregador: Irmão Jônathas, membro do GECOR.


Tema: A vida pelo Espírito
Versículo bíblico: Romanos 8.1 (veja no Final)
Pequeno resumo: A vida pelo Espírito de Deus, por meio de Cristo Jesus: nos livra da morte e do pecado (vs. 2), nos enclina para à paz e a vida (vs.6), nos garante uma família (vs.15) e uma herança eterna (vs.17).


Relato por Salomão:
No versículo 1:
Devemos prestar contas de todos so nossos atos. Existe a lei do homem que tenta estabelecer responsabilidades. Em Cristo, não nos eximimos de nossas responsabilidades, mas há uma novidade: NÃO HÁ NENHUMA CONDENAÇÃO PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS! Isto não significa que Deus não abomine o pecado, mas sim, que Ele está disposto a nos perdoar por completo!
Jesus nos oferece VIDA e a VIDA está acima da lei! Vida é alegria! Quando se tenta cumprir a lei, há a possibilidade do ser humano se sentir tentado a achar que isto é o suficiente e achar que não precisa de Deus! Cumprir a lei não é o suficiente! Paulo nos convida e enxergar a vida de outra maneira. Por isto nos coloca a refletir os binômios: Lei x Graça; Religiosidade x Espiritualidade; Carne x Espírito.
Ao andarmos no Espírito, devemos ser um espelho de Cristo em todas as circunstâncias. Por exemplo, no ambiente de trabalho.
Quem anda no Espírito produz os Frutos do Espírito": amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
 Versículo 2:
A vida no Espírito nos livra do pecado e da morte. O Espírito nos fortalece e nos ensina a não optarmos pelo pecado. A Morte de Cristo nos livra da condenação espiritual para quem estabelece aliança com Ele.
Ele nos oferece o caminho estreito, que é Ele mesmo. No Espírito vencemos as tentações do pecado.
 Versículo 3:
 A cabeça da serpente foi esmagada! Esta foi uma profecia do que Jesus estava para fazer. Do plano de Deus para salvar a humanidade através da cruz do calvário. Por isto, o símbolo da cruz é tão importante para nós os cristãos: porque foi lá que Cristo garantiu a nossa salvação! Ele morreu para nos dar VIDA!
Versículo 4 e 5:
 A nosso coração é como um copo, em que você bebe do que você colocou lá!
 Então, fica a pergunta no ar: do que você tem enchido seu copo dágua (coração)? Se você enchê-lo de coisas boas, com certeza terá coisas boas para se nutrir, quando precisar.  Encha seu copo com orações, leituras bíblicas e com o fazer o bem ao próximo, sem preconceitos e sem barreiras!
 Jesus disse que devemos cada um levar sua cruz. No meu entedimento (Jônathas) a cruz que devo levar sou eu mesmo!
 Versículo 7:
 Quem tem o Salvador e o Senhor tem a VIDA! Há muitas pessoas que querem Jesua apenas como salvador!
 Jesus te escolheu. Diga: quero ser seu, Senhor! E, assim Ele transforma a nossa vida. Vemos isto na nossa vida e na vida de outras pessoas: pela paz espiritual e pelos frutos!
 Versículo 10:
Dvemos mortificar a carne: é melhor perder o olho e ir para o céu do que ir para o inferno com os dois olhos! Se a sua mão te faz pecar, corta-a, disse Jesus.
 Versículo 14:
 Todos os que se entregaram a Ele, somos importantes: Deus nos trata como filhos: nos corrije, nos ama, nos garante acesso.
 Podemos abrir nosso coração com Ele, sem medo, mas com respeito!
 Versículos 16 e 17:
Paulo diz que iremos padecer com Cristo, mas, venceremos, também com Ele!
Orações
 Sábado foi aniversário da Leila. Ela estregou sua vida a Jesus no último culto do GECOR. Dissemos a ela: este foi um aniversário duplo para você! Nascimento físico e espiritual! E, oramos pela vida dela!
Oramos por pedidos de orações e também agradecemos a Deus!
  
Romanos 8. 1-17:
1   Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2   Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
3   Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
4   a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5   Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
6   Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
7   Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
8   Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9   Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10   Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
11   Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
12   Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.
13   Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
14   Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15   Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
16   O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17   Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO