segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A bondade de Deus para com as nossas vidas. Pregação: Pastor João Paulino. Culto do dia 12/09/01


Culto do dia 12/09/01, ed. sede dos Correios, Auditório, das 12:30 às 13:30hs




Pregador: Pastor João Paulino.
(trabalha no MDA, edifício ao lado dos Correios e faz parte do Grupo dos Evangélicos do INCRA e MDA)
O tema : A bondade de Deus para com as nossas vidas
Versículo base : Gênesis 26  (veja no final)
Pequeno resumo : A Aliança de Deus desde a época de Abraão (Genesis 12.2) quando diz que em ti serão bendita as
nações, se estendendo até os dias de hoje mediante o Sacarifício de Jesus quando diz :  Deus amou o mundo de tal
maneira.que deu seu filho unigênito.. (João 3.16).

Resumo (por Salomão):

Antes da pregação, eu, Salomão, li alguns versículos do livro de Lamentações, capítulo 3, versículos 21-27:

21   Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
22   As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23   renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
24   A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25   Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26   Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.
27   Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

Pregação:

O pastor João iniciou lendo o texto do Gênesis 26, 1-6, explicando que Isaque confiou em Deus e não na sua própria razão. Ele confiou em Deus, e por isto, foi abençoado. Ele deixou de lado o apoio que poderia obter do Egito e confiou no Senhor que havia lhe dito: "não vá ao Egito". Isaque confiou e foi abençoado. Da mesma forma, quando confiamos em Deus, suas promessas passam a se aplicar a nós.
Pastor João, então, passou a contar uma história com lição semelhante: o resgate de Mefibosete, citado em 2 Samuel 9, 1-13.
Mefibosete era um jovem, filho de Jônatas e, provavelmente, estava na linhagem real. Fora nascido para ser príncipe, mas vivia no deserto. A Palavra de Deus diz que Mefibosete era aleijado de ambos os pés. 2 Sm 4:4 “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés; era de idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando ela a fugir, ele caiu, e ficou deficiente. Seu nome era Mefibosete.” O Vale de Jezreel, era a planicie onde se travou a batalha entre Israel e os Filisteus. Mefibosete vivia em Lo-Debar, em hebraico, terra sem pasto, um local de miséria. O rei Davi, tocado por Deus, restituiu Mefibosete de tudo aquilo que ele havia perdido. Da mesma forma, quem espera no Senhor será restituido em sua honra de filho de Deus!
Está escrito no capítulo 1 do Evangelho de João que todos os que receberam Jesus Cristo como Senhor, são considerados por Deus como filhos. Não todos, mas, aqueles que O recebem e se entregam a Ele. 
Da mesma forma, os sonhos que você tem e ainda não foram realizados, confie, porque Deus os fará realizar! Deus fará você andar em lugares altos!
O inimigo diz: "Deus te esqueceu". Não acredite nisto! Deus nunca te esqueceu.
Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele!
Jesus já pagou o preço! 
"Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos exércitos." (Zacarias 1, 3)
"Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem fechado o seu ouvido, para que não possa ouvir" (Isaías 59, 1)


Confie: você que tem compromisso com Jesus! Pois Deus vai te honrar e te tratar como um príncipe, filho de Deus!


Textos e versículos:
Gênesis 26:
1   Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus.
2   Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser;
3   habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.
4   Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra;
5   porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.
6   Isaque, pois, ficou em Gerar.
7   Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência.
8   Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher.
9   Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela.
10   Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito.
11   E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá.
12   Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.
13   Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;
14   possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.
15   E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.
16   Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.
17   Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.
18   E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto.
19   Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.
20   Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.
21   Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.
22   Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.
23   Dali subiu para Berseba.
24   Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.
25   Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.
26   De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.
27   Disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?
28   Eles responderam: Vimos claramente que o SENHOR é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.
29   Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do SENHOR.
30   Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.
31   Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz.
32   Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água.
33   Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.
34   Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu.
35   Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca.
Gênesis 12, 2:
2   de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

João 3, 16:

16   Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.



2 Samuel 9:1-13.
“1 E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas? 2 E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. 3 E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 4 E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5 Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. 6 E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. 7 E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. 8 Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? 9 Então chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor. 10 Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. 11 E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei. 12 E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica; e todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 13 Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO