segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O DEVER DE ORAR E COMO ORAR! Pregador: Irmão Edson Gomes em 26/09/11

Segunda, 26/09/11, no auditório do edifício sede dos Correios, das 12:30hs às 13:30hs.
__________________________________________________

Pregador: Irmão Edson Gomes da Silva, Membro do GECOR!


O tema : O dever de orar e como orar!
Versículo base : Mateus 6, 9-13  (veja no final)
Pequeno resumo :
Devemos orar como Jesus ensinou;

Devemos orar sem jamais desanimar;
Devemos ter a certeza de que estamos sendo ouvidos;

Devemos ter a certeza de seremos respondidos.


Mateus 6, 9-13
9
  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10   venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
11   o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
12   e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
13   e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!
Relato (por Salomão):
O irmão Edson é muito querido do nosso Grupo e de cada um de nós. Ele é amigo, sincero, dedicado a Deus, sempre disposto a orar e nos envolver com seus conselhos e carinho.

Ele iniciou falando do "Pai Nosso", oração que Jesus nos ensinou, como descrito em Mateus 6, 9-13. Ele disse: "Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome". E, explicou: sempre que orarmos a Deus, devemos ter consciência de quem é o Senhor é Deus. A oração não é uma mágica. Deus tem a soberania de nos atender ou não. "Venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu": A vontade de Deus já é feita no céu. Devemos nos submeter a Ele, com humildade, para que a vontade dÊle seja feita em nossas vidas e através de nós!
Edson, então, trouxe para nossa reflexão, a parábola do juiz iníquo (Lucas 18, 1-8; veja no final). Ele disse: vemos que Deus nos ensina por esta parábola a sermos perseverantes na oração. O versículo 3 diz: "faze-me justiça contra meu adversário". Qual é seu adversário? Pode ser alguém que quer teu mal; mas, pode ser você mesmo! Há o adversário, que é satanás e suas hostes, que buscam atacar àqueles a quem Deus ama! E, devemos tomar cuidado, pois Jesus nos adverte no versículo 8 "quando o Filho do Homem voltar, porventura achará fé na terra?"
Jesus, orou 3 vezes (Mateus 26, 42-45) no monte das oliveiras, antes de ser preso, pedindo ao Pai que, se fosse possível, que o livrasse do cálice do sofrimento, que era a sua crucificação. Deus respondeu que não era possível livrá-lo, pois era a única forma de salvar a humanidade. Jesus pediu a Deus 3 vezes e Deus o respondeu! E, Jesus não pediu mais!

Em 2 Coríntios 12, 8 (veja no final), o apóstolo Paulo ora 3 vezes pedindo que Deus o livrasse do "espinho na carne". Deus responde a Paulo: "A minha graça te basta". Paulo fez o pedido também 3 vezes e Deus o respondeu e Paulo não o pediu mais!

Será que Deus quer que você ore pouco ou persista na oração? Diante destes versículos, devemos persistir na oração até que venha a resposta de Deus! Se Deus não responder (nem que a resposta de Deus seja que Ele não quer nos responder naquele momento), devemos continuar perseverando na oração.

Em Deteronômio 31, 6 diz "6Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará" Assim, em nossas orações e em nossa vida, devemos ter confiança, pois Deus é conosco e não nos desamparará!
Lição: Confiança!
Você deve andar com o Senhor! Você deve segui-lo! Nos mesmos passos, nem tentar andar mais, nem andar menos e nem de forma diferente! Ele é nosso modelo! Ele é nosso guia! Vamos segui-lo! Ele é quem vai conosco e Ele é quem nos dá a vitória! Mas, é bom que não esqueçamos isto: que devemos seguir os Seus passos!
Assim, VOCÊ deve entregar-se completamente a Jesus, para que Ele possa fazer a obra dÊle em sua vida!

Edson passou a dar um testemunho pessoal de que tudo que ele estava dizendo não eram meras palavras! Era baseado em experiência própria!
Ele disse: não adianta você frequentar o culto e continuar a mesma coisa! Não tentar enganar a Deus! A vida cristã é para ser vivida, no dia a dia de quem crê!

Testemunho:
Edson disse que quando se converteu, estava traindo a sua esposa, já algum tempo! E, ela nunca iria descobrir! Mas, ele foi incomodado por Deus para contar para sua esposa sobre a traição! Ele relutou, mas, acabou obedecendo!
Contou a sua esposa e se humilhou! Pediu perdão a ela e a Deus! Ficou 8 dias de jejum, só bebendo água e leite, dormindo na sala! Ele disse que durante estes dias, quase não dormiu, entretanto, sentia-se revigorado a cada dia! Aí, ele falou com Deus que se no oitavo dia, ele voltasse a dormir no quarto, ele faria mais 5 dias de jejum, em agradecimento!
No oitavo dia não aconteceu nada, mas no nono dia, Edson disse que Deus o orientou como deveria falar com sua esposa. Até a música e as palavras que deveria falar. E, Deus também trabalhou na sua esposa e os dois se reconciliaram. E, o amor se multiplicou!
E, Edson diz que o casamento dele, desde então e até hoje é uma bênção: que sua esposa e seus filhos são atuantes na igreja e que ele é muito feliz por isto! Ele se sente realizado com seu casamento e seus filhos.
Também, Deus o abençoou na área financeira e ele pode comprar casa própria!
E, sua casa é abençoada! 
Um amigo foi na sua casa e disse: Estas paredes respiram Deus"

Edson terminou sua preleção com os seguinte versículo:
1 - Colossenses 2, 6:  "6Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai" Porque é um processo contínuo de bênção e aprendizado: sempre andar com o Senhor Jesus Cristo! 
2 - 2 Coríntios 10, 3-4: "3Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, 4pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;"  
Então, vamos em frente, seguindo Jesus Cristo, de acordo com sua vontade, entregando nosso ser a Ele, andando com ele, para a vitória!

Perseverando na oração e vivendo para o aprendizado supremo e realização superior! 

Glória a Deus!
 
Lucas 18, 1-8:
1Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer. 2dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens. 3Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. 4E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, 5todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me. 6Prosseguiu o Senhor: Ouvi o que diz esse juiz injusto. 7E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? 8Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?  
Mateus 26, 42-45:
42Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.43E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados. 44Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras. 45Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.  
2 Coríntios 12, 7-9
7E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;9e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO