segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Renunciar para Vencer", Pregação: José Roberto Salomão!, dia 03/09/2011

Segunda (03/09/11) no auditório do edifício sede dos Correios, das 12:30hs às 13:30hs.
__________________________________________________

Pregador: José Roberto Salomão,  Líder do GECOR!


O tema : Renunciar para Vencer!
Versículo base : Marcos 10, 46-52  (veja no final)
Pequeno resumo :
  • Somente quando se renuncia algo velho é que se alcança algo novo;
  • A confiança e a entrega são a base da nossa transformação;
  •  A vitória vem pela:
    • atitude
    • perseverança
    • renúncia
    • oração
    • compromisso 
    • Amor


Marcos 10, 46-52:
46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho
47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (ATITUDE. PERSISTÊNCIA)
49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. (RENÚNCIA)
51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. (ORAÇÃO)
52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora” (FÉ,.COMPROMISSO)

Obs: frases entre parênteses não fazem parte do texto bíblico: foram colocadas por mim.
 -------------------------
Relato (por Salomão):

Bartimeu era um homem rejeitado pela sociedade: era cego, mendigo e estigmatizado por não ser um hebreu puro. Seu nome: Bartimeu vem do aramaico bar = filho e do grego timeu. Provavelmente ele era resultado de uma miscingenação étnica. Na sociedade judaica, hebreus não puros eram considerados cidadão de segunda classe.
Ele era marginalizado: estava à beira do caminho, não no caminho.
Mas, o Espírito Santo o impulsionou a estar lá, porque sabia que Jesus iria passar por lá. Espiritualmente, estava buscando o caminho de Jesus, mas ainda não estava nele!
Bartimeu é submetido a um teste da sua fé: marginalizado como era, causava incômodo ao chamados "cidadãos de bem". E, estes mesmos cidadãos, que representavam o mundo, exerciam pressão sobre Bartimeu como se tivesse dizendo: "Bartimeu: fique como está!", "Não perturbe a nossa paz!", "Cale-se! Você está atrapalhando a obra de Deus!", "você é um pecador: não merece, como nós", "Não nos contamine!".
E, estes mesmos cidadãos "normais" chamavam Jesus de nazareno, uma forma depreciativa da época, porque Nazaré era considerado uma região de judeus não puros e não nobres (embora Jesus tenha nascido na Judéia, e não em Nazaré). Bartimeu, em contraste, chamava Jesus de filho de Davi, reconhecendo Jesus como Messias (não nazareno e sim de Belém, a cidade de Davi).
Então, aquele mendigo cego podia enxergar mais do que aquelas pessoas que se diziam bons cidadãos.

Então, Bartimeu teve de agir. Não havia outro modo de Bartimeu chegar a Cristo a não ser que quebrasse a barreira ali imposta por aquelas pessoas que diziam: "cala sua boca": 
(Marcos 10, 48:) "E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"
 E, não era só esta barreira. Havia a barreira física também! Ele não podia ver! Mas, Bartimeu utilizou o que ele tinha: a voz! E, gritou!
Nós vemos dois princípios aqui: 

1) ATITUDE: É errado ficar esperando as coisas caírem  do céu! Deus não trabalha assim! Deus espera que o ser humano faça a sua parte! E, a parte do Ser humano é confiar e ter atitude. E, esta atitude deve ser persistente. Por isto, o segundo princípio: 

2) PERSISTÉNCIA, diante das dificuldades e barreiras, continue a insistir, pois o verdadeiro derrotado não é aquele que erra, mas sim aquele que desiste! Bartimeu insistiu! Não importa se ele estava sendo inconveniente! Às vezes, não devemos ser conveniente! As pessoas podem dizer: ÓÓÓhhh!! O que é isto? Que comportamento esquisito que você tem! Não importa! Faça o que Deus quer que você faça e não o que a sociedade julga como conveniente ou não conveniente.
Jesus, então para tudo para atender aquele "socialmente desqualificado". Quanta honra! As pessoas se admiram da reacção do mestre e, suponho eu, acham naquele atendimento de Jesus um bom momento de humor, de ver Bartimeu eufórico! Mas, Jesus o estava atendendo de fato! E, o estava considerando como importante, a ponto de parar os passos para atendê-lo.
Mas, havia outra etapa a ser transposta: Bartimeu deveria renunciar o seu passado, seus apegos e sua ligação com o mundo. E, a sua capa representava tudo isto. Então, vemos o terceiro princípio: 

3) RENÚNCIA! Aquela capa era a garantia de que Bartimeu poderia sobreviver como mendigo cego, pois a capa que o protegia do frio. Sem a capa, Bartimeu poderia morrer de frio. Mas, Bartimeu, agiu espiritualmente e abandonou sua capa. Aquele entrega sua vida a Jesus, deve abandonar sua ligação com o mundo!
Sendo assim, é pertinente a pergunta a todos nós: QUAL É  SUA CAPA? Identifique o que te prende ao mundo e que está impedindo de receber a presença de Deus! Deus não pode actuar na vida de uma pessoa que não renunciou ao mundo! Qual é sua capa! Se a pessoa não deixar a capa, não pode seguir Jesus! É uma questão de confiança! As trevas não combinam com a luz! Se a pessoa quer a luz, deve abandonar as trevas! Não dá para ficar com as trevas e a luz!
50 "Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus."
 Então, quando Bartimeu veio, Jesus perguntou: "Que queres que eu te faça". Jesus já sabia o que Bartimeu queria, mas, mesmo assim, perguntou. E, Bartimeu respondeu: Mestre, que eu torne a ver!
51 "Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver."
Jesus está incentivando Bartimeu de estabelecer uma comunicação com Jesus! Há pessoas que consideram que Deus está nos céus e não actua na terra nem na vida das pessoas. Jesus ensina que devemos estabelece uma comunicação pessoal com Jesus, falando com ele, exatamente aquilo que pensamos. Deus é um Deus pessoal, que quer ouvir nossa voz! Ele quer que expressemos nosso pensamento! Então, nos deparamos com o quarto princípio: 

4) ORAÇÃO SINCERA. Oração exercida expressando com sinceridade (e, sempre com respeito) os nossos pensamentos, sem fingimentos, falarmos com Deus com nos encontramos. Pedir a ele e agradecê-lo, e, receber a resposta, considerando-o como nosso mestre!
52 "Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora” 
Aqui vemos mais dois princípios: 

5) A FÉ: que é muito mais do que acreditar em alguma coisa, mas sim, confiar na pessoa que está dizendo aquilo. Bartimeu creu em Jesus, mais do que nos milagres de Jesus. E, isto foi  imputado a ele como Justiça. Ou seja, Bartimeu foi salvo...pela fé! 

6) COMPROMISSO: Bartimeu poderia ter agradecido ao Mestre e buscado viver a sua vida, ganhar algum dinheiro e afastar-se do Mestre. Mas, não! Bartimeu não quis outra coisa a não ser seguir Jesus e comprometer-se com ele! Em todos estes princípios, há mais um princípio que perpassa todos eles: 

7) AMOR: o amor levou a Deus a tocar Bartimeu, para procurar Jesus. Foi o amor que fez Jesus parar para atender aquele homem, que embora fosse um morador de rua, era um ser humano igual a todos os outros e amado por Deus. E, foi por amor que Bartimeu, depois de receber a cura, dedicou sua vida a Jesus e a obra de Deus!

Testemunho:
  
  Eu, Salomão, contei o caso do primeiro dia em que montamos um grupo de evangelismo e fomos eu e o Hendrigo pregar na rodoviária para os moradores de rua. Lá estava Jaílson que tinha acabado de tomar uma overdose de cocaína. Ele estava com a boca travada. Não conseguia falar. Mas, fomos conversando com ele e tentando entender suas palavras e, com dificuldade, entendemos que ele pedia para ser levado para uma igreja batista na asa norte (DF). Levamos o Jailson de ônibus. 

No caminho, vi o Jailson tirar seus brincos e colares e jogar pela janela do ônibus. Quando vi aquilo, percebi claramente que Deus estava me dando um sinal que que aquele homem estava sendo sincero. Aqueles brincos e colares representavam a ligação que Jaílson tinha com o mundo e ele estava renunciando o mundo. Lembrei desta passagem de Marcos 10, 46-52 e disse para mim mesmo: Jesus continua vivo!
E, está vivo mesmo! Aqueles brincos eram a capa.

E, fomos na tal igreja batista. O Pastor havia desistido do Jailson. Mas, insistimos e insistimos! E o pastor: Este não tem mais geito" Insistimos e pagamamos o custeio do combustível. O meu colega, evangelista Hendrigo chegou a pagar uma quantia que não podia dispor, porque o seu contrato de trabalho havia terminado e este era o seu último salário. Mesmo assim, ele deu!

Resultado: Jailson foi encaminhado para o centro de recuperação e se recuperou. Depois ele voltou aos Correios para dar testemunho e dizer que estava, agora trabalhando como barbeiro e cabeleireiro. GRAÇAS A DEUS!

Eu também citei a seguinte passagem:
  (João 7, 37-39)
37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado"

Vemos aqui o princípio de quem bebe da água de Jesus, não só sacia sua sede, mas também torna-se uma fonte de água viva! Torna-se um multiplicador de vidas! Assim aconteceu na vida de Bartimeu! Assim pode acontecer na sua vida! Você se tornará um multiplicador.

O verdadeiro mestre não é o que mantém discípulos, e sim aquele que cria outros mestres. Assim, acontece com quem bebe a água viva que Jesus dá: se torna uma fonte! E, esta fonte, oferece esta água para outros, que, por sua vez, se tornam outras fontes de vida!
E, todos, ao final das contas se tornam discípulos do grande mestre que é JESUS!

Você deve aceitar que é sedento de Deus e beber!
Muitas pessoas procuram a Deus quando estão em dificuldades, não por causa de Deus, mas sim por causa do que Deus pode dar para elas. Procure algo muito maior que os presentes de Deus: procure o próprio Deus!

E, a nossa entrega a Deus deve ser total e sem condições. Se cairmos, Ele é fiel para nos perdoar e nos levantar!
 Veja estes versículos:
(Habacuque 3, 17-18)
17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. ”

Não importa o que aconteça: entregue-se ao Senhor Jesus e permaneça em seu caminho!

Eu volto a pergunta a todos: Qual é a sua capa? Jogue-a fora! Confie no Senhor!

Muitas pessoas recebem papéis a serem desempenhados. A sociedade e a família nos coloca papéis para cumprir. E, embora todos cobrem de você, eu pergunto: esta é a vontade de Deus? Por mais que pareça louco à sociedade e à família, Deus quer que você seja ousado(a), dê um salto e grite: "FILHO DE DAVI, TENHA MISERICÓRDIA DE MIM"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO