segunda-feira, 9 de abril de 2012

CRISTO ESTÁ VIVO, UM DIA O VEREMOS”, Dia 09/04/2011, no Auditório, 12:30hs, Ministração: Pr. Astério

“CRISTO ESTÁ VIVO, UM DIA O VEREMOS”

Dia 09/04/2011, no Auditório, 12:30hs, Ministração: Pr. Astério


Ministração: Pr. Astério

Mat. 28. 1 – 10 e 16,17.

1No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. 3o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve. 4E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. 6Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia;7e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.   8E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.9E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.10Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão.

ESBOÇO:

INTRODUÇÃO: Em toda a história, nenhum fato se reveste de tanta importância e significado como a ressurreição de Jesus. Nenhum outro líder foi capaz de romper a barreira da morte, ressuscitando e permanecendo vivo para sempre. O cristianismo ergue a sua voz, em alto e bom som, para cantar (e gritar): “Que, Cristo está Vivo !” Nos túmulos de grandes líderes há o registro: “Aqui jaz os restos mortais de…”, identificando a localização do seus restos mortais. A respeito da sepultura de Jesus alguém já disse: “Não cresceu grama no túmulo de Jesus”. O seu corpo permaneceu pouco tempo sobre a pedra fria, pois no primeiro dia da semana, ouviu-se a notícia: “Ele não está aqui, ressuscitou”. Jesus sofreu, morreu, mas ressuscitou. Quando as mulheres foram ao sepulcro para vê o túmulo de Jesus, encontraram um anjo sentado sobre a pedra do túmulo. Muitos também desejam vê, tocar, falar com Jesus, mas para isso é preciso algumas atitudes: 1º Crer; 2º Anunciar e 3º Adorar.

TITULO: “CRISTO ESTÁ VIVO, UM DIA O VEREMOS”

1ª ATITUDE: É CRER QUE CRISTO ESTÁ VIVO.
  • As mulheres procuram um Jesus morto, mas ouviram a notícia de que Ele está vivo. E o anjo acrescenta: “Na Galiléia o vereis. É como vos digo” (Mt 28.7).
  • Então, quanto à ressurreição de Cristo, a primeira atitude é CRER. Não importa se alguém não acredita, se você crê é o que basta.  V. 11 – 15.
  • O importante é crer que Jesus cumpriu o que havia prometido, Ele está Vivo.
  • A cruz vazia é o símbolo do Cristianismo diferente do crucifixo que carrega a imagem de um Cristo morto, a cruz vazia comunica a mensagem eterna: “Ele não está aqui, Cristo ressuscitou”.
  • A cada dia surgem pessoas que acreditam em vários absurdos. Nós precisamos erguer a voz e com atitude, dizer: “Jesus esta vivo”. Eu creio num Deus vivo e você?  
2ª ATITUDE: ANUNCIAR QUE CRISTO ESTÁ VIVO.
  • Não basta acreditar. É preciso avisar os outros. O anjo recomenda as mulheres: “Ide pois, depressa, e dizei aos seus discípulos que Ele ressuscitou dos motos” Mt 28.8.
  • As mulheres obedecem ao anjo e saem apressadamente, compreendendo a urgência da noticia. Um misto de temor e alegria contagia as mulheres que passam a fazer a divulgação da novidade.
  • Muitos não sabem que Jesus já ressuscitou, porque os cristãos não estão divulgando corretamente a ressurreição de Jesus Cristo.
  • Há ocasiões em que não se fala da ressurreição; outras vezes fala-se, mas em “marcha lenta” e sem a alegria contagiante do primeiro Domingo da ressurreição. Na verdade, precisamos andar mais depressa no anuncio da mensagem transformadora de Jesus Cristo, Vivo.
  • Enquanto damos passos lentos para anunciar a ressurreição, tem gente correndo para falar de reencarnação, ocultismo, esoterismo, e outras deturpações que hoje influenciam muita gente. Vamos remir o tempo e seguir o modelo de Maria Madalena e Maria? Eu anuncio um Deus vivo e você?
3ª ATITUDE: ADORAR AO CRISTO VIVO.
  •  Quando as mulheres e os discípulos viram o Jesus Cristo vivo, passaram a adora-lo (Mt 28.9 e 17).
  •   Quem se encontra com Jesus Cristo vivo não consegue permanecer inerte. Daí, as atitudes registradas no texto que revelam humildade, reconhecimento, submissão… atitudes que acompanham os verdadeiros adoradores. O Cristo vivo merece um culto ao vivo.
  •  Infelizmente, muitos na igreja, parecem celebrar só a morte de Cristo. Mas, é possível erguer a voz para cantar, que Ele está Vivo! Os cultos da “paixão” podem ser substituídos pelos “cultos da ressurreição”. Eu adoro um Deus vivo, e você?

CONCLUSÃO: CRER, ANUNCIAR e ADORAR são atitudes de quem aguarda a volta de Cristo, enquanto esse momento não chega  nossas vidas também precisam ser e ter expressões alegres e humildes que comunicam a nossa fé no Cristo vivo. E como tem sido a sua experiência de adoração: morta ou viva ? Não podemos nos orgulhar de nossa fé. Mas, podemos (e devemos) celebra-la. Afinal, Jesus sofreu, morreu, ressuscitou e está vivo.

Aleluia Cristo ressuscitou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu COMENTÁRIO